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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5086111


5086111

A PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA RECONSTRUÇÃO COLETIVA DE OLHARES E SABERES

Autores:
Tatiane Marinz de Souza Luquez|tatianemarinz@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Gabriela Oliveira Mayworm Teixeira|gabriela_mayworm@hotmail.com|enfermeira|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Talita Marchióro de Lima Silva|talitamarchioro9900@gmail.com|enfermeira|ensino Superior Completo|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Vera Maria Saboia|verasaboia@uol.com.br|enfermeira|pós-doutorado|professora Titular Uff|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Objetivos:** Analisar a prática educativa em saúde que vem sendo desenvolvida por professores da turma de 6º ano e discutir a concepção dos educandos sobre saúde, suas demandas sobre essa temática e como gostariam de aprender tais conteúdos. **Método****:** Natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, exploratório, com abordagem participativa. Participantes: 24 estudantes e 12 professores da turma de 6º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal em Niterói, RJ. Produção de dados: Mapa Falante com os professores e _World Café_ com os educandos. Estudo aprovado pelo CEP/HUAP sob o nº CAAE: 37709414.8.0000.5243/2016. **Resultados:** Achados analisados sob a luz do teórico Paulo Freire, por meio da análise de conteúdo do tipo temática. Construídas duas categorias: “A prática educativa em saúde: uma polarização entre o dialógico e o tradicional” e “A dualidade nas concepções e demandas dos educandos”. A concepção sobre saúde dos estudantes ainda é entendida como prevenção de doença, com foco higienista. As vertentes educacionais utilizadas apresentam-se ora progressista, ora tradicional. As principais demandas dos educandos sobre saúde estão relacionadas ao desenvolvimento do corpo, o meio ambiente e a higiene. Os estudantes sugeriram práticas educativas em saúde lúdicas e participativas. Na devolutiva dos resultados foram desenvolvidas três práticas educativas em saúde. Os educandos mostraram-se participativos e interessados e 82,35% avaliaram como excelente as atividades realizadas. **Conclusão: **Serão necessárias reorientações na prática educativa em saúde desenvolvida no ambiente escolar. Pois lidar com outras estratégias de ensino é desafiador, porém necessário no processo de ensinagem. **Contribuições para a Enfermagem:** Ampliação dos cenários de atuação dos enfermeiros, reforçando a importância desse profissional nas práticas educativas em saúde na Escola e da necessidade de desenvolvimento de práticas educativas em saúde que contemplem a demanda dos educandos.


Referências:
1- FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins de; MACHADO, Vera Lúcia Taqueti; ABREU, Margaret Mirian Scherrer de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, 15(2):397-402, 2010. 2- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura, 50ª edição – Rio de Janeiro: Paz e Terra,143p. 2015. 3- ANASTASIOU, Léa das Graças C; ALVES, Leonir Pessate. Processos de Enfermagem na Universidade. Joinville, SC: Editora Univille, 10º edição, 2012.