5073710 | ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA ENFERMAGEM 2015-2017 | Autores: Tatiane da Silva Campos|tatianedascampos@gmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde|professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Thais Priscila Machado Baptista de Souza|thapriscilamachado@hotmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Maria Lelita Xavier|litaxprofessorauerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro. ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez|morsa_peru@yahoo.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem.|professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Eeaac, da Universidade Federal Fluminense. ; Gustavo Martins de Andrade|gdeandrade20@gmail.com|assistente Social.|mestre Em Serviço Social.|assistente Social.|universidade do Estado do Rio de Janeiro. |
Resumo: **Introdução**: O estudo tem por **objeto** a participação dos estudantes do curso de enfermagem nas mobilizações por condições adequadas de funcionamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2015-2017).**Objetivos:** descrever o contexto político econômico que desencadeou a crise na UERJ; identificar as formas de participação dos estudantes nos movimentos da universidade; analisar a participação dos estudantes do curso de graduação em enfermagem da UERJ nas mobilizações pelas condições de funcionamento da universidade. **Metodologia:** Estudo qualitativo na perspectiva histórica. Cenário: Faculdade de enfermagem da UERJ. Participantes: estudantes da graduação e membros do C.A. de Enfermagem Rachel Haddock Lobo, critério de inclusão estar matriculados e cursando a graduação no momento do estudo, ter ingressado nos anos 2013 e 2014 e participado das ações de mobilização. Coleta de dados: Fontes escritas primárias e secundárias. Foi realizada análise documental e de conteúdo. Aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da UERJ. **Resultados:** emergiram as seguintes categorias: o contexto político, econômico, social e seus reflexos na crise da UERJ; movimento de resistência dos estudantes: luta pelos direitos e engajamento dos estudantes de enfermagem na luta pelos direitos. **Conclusão:**Frente a tentativa de desmonte do sistema universitário, houve o engajamento dos estudantes na busca por uma educação de qualidade nos tempos de crise e a organização para ocupar a UERJ.**Contribuição:** Para a formação de profissionais em enfermagem cônscios de seus direitos e deveres, sabendo problematizar a realidade e demandas de seus clientes.
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