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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 5065668


5065668

SENTIMENTOS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM FRENTE ÀS PESSOAS COM O HIV POSITIVO

Autores:
Stéfany Nayara Petry Dal Vesco|stefanypetry@hotmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufsc|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Maria Itayra Padilha|itayra.padilha@ufsc.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Doutora do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Ufsc|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**Objetivo:**** Compreender os sentimentos de estudantes de graduação em enfermagem frente às pessoas com o HIV positivo. ****Metodologia: ****Pesquisa qualitativa, com uso da história oral temática. **Foram realizadas 40 entrevistas com estudantes de graduação em enfermagem de uma Universidade do Sul do Brasil. As entrevistas foram transcritas, realizada análise temática e elaborado categorias. Foram respeitados todos os preceitos éticos da Resolução CNS n° 466/2012 assim como a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. **Resultados:**** Quando indagados sobre os sentimentos com relação as pessoas com o HIV positivo foram levantados casos que envolviam a família, amigos ou pessoas próximas. Os estudantes apontaram não ter problemas de enfrentamento com a temática. Em alguns relatos, colocaram que existia um cuidado maior com relação aos membros da família quando se tratava de lavagem das roupas e o uso dos talheres, mas que não viam essas medidas como algo negativo. Contaram as trajetórias de vida das pessoas com o HIV positivo que tiveram contato e o estilo de vida das mesmas até serem diagnosticadas. Alguns estudantes não tinham pessoas próximas com HIV e evidenciaram uma vontade em abordar e promover o cuidado dessas pessoas sem delimitações caso tivessem proximidade na família ou amigos. Conclusão: ****Apesar dos estigmas e tabus que envolvem a temática, quando ela é vivenciada pelos estudantes de enfermagem em seu âmbito familiar ou pessoas próximas, os mesmos se sentem capazes e não possuem problemas ou limitações de enfrentamento. Implicações para a Enfermagem: ****Faz-se necessário compreender como os estudantes de enfermagem estão enfrentando essa temática a fim de promover a sensibilização no cuidado da pessoa com HIV positivo seja no âmbito familiar ou nos vários cenários de cuidado da saúde.**


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico HIV-AIDS 2018. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018 GOMES, Antonio Marcos Tosoli. A vulnerabilidade como elemento organizador do cuidado de enfermagem no contexto do HIV/AIDS: conceitos, processos e representações sociais. [Tese de Doutorado] – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem. 2011 – 414 pg.