5023754 | PERSPECTIVAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS E AS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE DOS TRABALHADORES: A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO E DA VALORIZAÇÃO | Autores: Ariane da Silva Pires|arianepires@oi.com.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor Assistente|faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza|norval_souza@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professor Associado|faculdade de Enfermagem - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: **Introdução:** o objeto desta pesquisa trata do reconhecimento e da valorização do trabalho docente universitário. **Objetivos:** identificar as situações geradoras de prazer e/ou de sofrimento no trabalho docente; analisar a percepção dos docentes sobre o reconhecimento e a valorização de sua atividade laboral; discutir as repercussões do trabalho docente no processo saúde-doença deste coletivo profissional; e elencar os fatores limitadores e as situações potencializadoras para o reconhecimento do trabalho docente universitário. **Método:** trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes foram 30 docentes universitários dos cursos de Biologia; Enfermagem; Medicina; Nutrição e Odontologia. O cenário foi uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2018 através da entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados por meio da técnica de análise temática de conteúdo. **Resultados:** emergiram da análise 4 categorias empíricas intituladas: dialética do mundo do trabalho: prazer e sofrimento na prática laboral de docentes universitários; concepções de docentes universitários acerca do reconhecimento e da valorização do trabalho; dinamicidade e complexidade do mundo do trabalho e as implicações na saúde de docentes universitários; e facilidades e adversidades no cotidiano laboral: dilemas e desafios. **Conclusão:** o quadro atual tecido no mundo do trabalho contemporâneo revela certo descaso com os profissionais docentes, daí resultando na pouca valorização deste trabalho e no frágil reconhecimento por parte das organizações laborais. Esta situação caracteriza-se como paradoxal, uma vez que a docência é uma atividade central e de suma relevância social. **Contribuições/Implicações para a Enfermagem:** propiciar discussão acerca do modelo neoliberal instituído no mundo do trabalho docente e suas repercussões para a saúde dos trabalhadores.
Referências: DEJOURS, C. (2010). Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In: CHANLAT, J. F. (2010). O indivíduo na organização (3. ed. p. 149-74). São Paulo: Atlas.
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DEJOURS, C. Introduction au dossier: la reconnaissance. Travailler, v. 18, n. 2, p. 9-16, 2007.
DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do Trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas; 2009.
DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2010. |