4990952 | FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS GESTORES DA ATENÇÃO BÁSICA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Suellen Gomes Barbosa Assad|suellengomesbarbosa@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ensino Na Saúde|doutoranda do Programa de Ciências do Cuidado Em Saúde|universidade Federal Fluminense ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@gmail.com|enfermeira|pós-doutora|professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem E Administração|universidade Federal Fluminense |
Resumo: A gestão da Atenção Básica é complexa, cabendo à ela o domínio de conteúdos
específicos de gestão e do setor saúde, sugerindo que seus profissionais
desenvolvam competências singulares. Objetivo: identificar as evidências
disponíveis na literatura sobre a formação profissional dos gestores e o
desenvolvimento de competências para o trabalho atenção básica. Métodos:
revisão integrativa da literatura, realizada entre setembro e dezembro de
2018, nos Portais BVS e Pubmed, a fim de responder ao questionamento: Quais as
evidências disponíveis na literatura sobre a formação profissional dos
gestores e o desenvolvimento de competências para o trabalho atenção básica?
Além da elaboração da questão norteadora, foram identificados descritores,
terminologia autorizada e reconhecida mundialmente, estruturado para facilitar
o acesso à informação, através da estratégia PIO, e desse modo, ficou
definido: P - Gestores de saúde (Gestão em Saúde), I - Formação Profissional,
O - Competência Profissional. Resultados: cinco estudos compuseram a amostra
com nível de evidência IV. Entre a amostra selecionada, três artigos destacam
a necessidade de estratégias de fortalecimento do processo de desenvolvimento
de competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica, enquanto que outros
dois discorrem sobre as dificuldades que emergem no processo de gerenciamento,
provocadas por lacunas existentes entre conhecimento teórico e a prática em
gestão. Com os resultados obtidos, os artigos foram agrupados de acordo com os
eixos temáticos, emergindo duas categorias que se seguem: Fortalecimento do
processo de desenvolvimento de competências necessárias ao trabalho na Atenção
Básica, e Dificuldades no processo de gerenciamento: Lacuna entre conhecimento
teórico e prática em gestão. Conclusão: mostra-se um desafio formar
profissionais gestores com competência para atuar na Atenção Básica.
Contribuições: Torna-se imprescindível para o enfermeiro implicar-se com tal
temática, uma vez que os processos de gestão são inerentes à profissão.
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