4974239 | PRÁTICA DE ENFERMEIRAS NA ATENÇÃO DOMICILIAR: DEMANDAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA | Autores: Angélica Mônica Andrade|angelicamonica.andrade@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé ; Kênia Lara Silva|kenialara17@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: **Objetivos:** Analisar a prática de enfermeiras na atenção domiciliar, considerando o processo de formação acadêmica. **Método: **Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, extraído da tese “Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora”. Participaram 13 enfermeiras atuantes em Serviços de Atenção Domiciliar de dois municípios de Minas Gerais. A produção dos dados aconteceu por meio da observação participante periférica e de entrevistas guiadas por roteiros. Foi realizada a Análise de Discurso Crítica. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE:51528815.0.0000.5149). **Resultados: **Os discursos reforçam a insuficiência da formação acadêmica na preparação das enfermeiras para a ação diante das diversas situações que se destacam no domicílio. Nota-se a deficiência de conhecimentos específicos para a prática acerca das particularidades da atenção domiciliar. As participantes ressaltam que o ambiente domiciliar é diferente do hospitalar e revelam uma dissonância da formação em ambiente diferente daquele no qual foram treinados. Os dados apontam, ainda, para o distanciamento de teoria e prática, assim como de ensino e serviço. Nos excertos discursivos, a afirmação deôntica “tem que saber de tudo” indica que para o cuidado domiciliar são necessários diversos saberes, sendo realçada a complexidade dessa modalidade de cuidado e os diferentes papéis (técnico e humano) que a enfermeira assume dentro da mesma. As participantes mencionam a aprendizagem na prática desencadeada pela vivência de situações de incerteza, singularidade e conflito. **Considerações Finais**: Aponta-se que o conhecimento da prática em atenção domiciliar precisa ser considerado para a formação acadêmica de enfermeiros. **Contribuições para a Enfermagem:** Considera-se relevante que futuras pesquisas analisem as particularidades do trabalho desenvolvido no domicílio em outros cenários, contribuindo para a prática e para o ensino.
Referências: 1. Andrade AM et al. Nursing practice in home care: an integrative literature review. Rev. Bras. Enferm. 2017 Feb; 70(1): 210-219.
2. Lima CA et al. A teoria em prática: interlocução ensino-serviço no contexto da atenção primária à saúde na formação do(a) enfermeiro(a). J. res.: fundam. care. online 2016a. out./dez. 8(4): 5002-5009.
3. Cunha JJ et al. Contribuições da enfermagem para aprimoramentos no gerenciamento da assistência domiciliar à saúde. Rev enferm UFPE on line. 2015 ; 9(5):7746-52.
4. Silva KL et al. The nurse’s role in home care: its implications for the traning process. Cienc Cuid Saude. 2014.
5. Fairclough N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2 ed. 2001. |