4969758 | AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS EM CENTROS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA AO PACIENTE ORTOPÉDICO. | Autores: Letícia Aparecida Marincolo Domenis|leticiamarincolo@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Enfermagem Clinica E Cirúrgica Com Ênfase Em Traumatologia E Ortopedia Pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.|enfermeira do Centro de Atenção Especia ; Carla Marins Silva|carlamarins@usp.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem.|professora Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.|universidade de São Paulo. |
Resumo: AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS EM CENTROS DE ATENÇÃO
ESPECIALIZADA AO PACIENTE ORTOPÉDICO.
INTRODUÇÃO: Ações educativas fazem parte do cotidiano assistencial dos
enfermeiros. Podendo ser realizadas desde o pré-operatório até a alta
hospitalar, inclusive no acompanhamento ambulatorial. Os Centros de Atenção
Especializada, em conjunto com o conceito de clínica ampliada do Sistema Único
de Saúde, permitem que as ações educativas desenvolvidas por enfermeiros
atinjam os usuários do serviço de saúde de forma particularizada, pautadas na
Politica Nacional de Humanização. OBJETIVO: Descrever ações educativas
desenvolvidas por enfermeiros, em Centros de Atenção Especializada, ao
paciente submetido a procedimento cirúrgico ortopédico. METODOLOGIA: Estudo
descritivo, qualitativo, realizado em 2016 no Instituto Nacional de
Traumatologia e Ortopedia, Rio de Janeiro. Entrevistados 12 enfermeiros
assistencialistas, nos centros de Atenção Especializada em ortopedia. Os
dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, gravadas e analisados
pela análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Estabeleceu-se 3 categorias:
Identificando ações educativas pelos enfermeiros: sendo, realizadas nas
consultas pré operatórias, na enfermaria e nos retornos ambulatoriais.
Estratégias utilizadas nas ações educativas: Realizadas reuniões / palestras
multidisciplinar de pré-internação, usando folders e cartilhas, entregues aos
pacientes e demonstrações dos cuidados no pós-operatório. Avaliando ações
educativas realizadas: Avaliados empiricamente, pois não há um instrumento
para avaliação, relatam como limitação a ínfima absorção do conteúdo por
parte de alguns pacientes. CONCLUSÃO: Os dados apontam ações educativas como
importantes e parte principal do sistema de atendimento do hospital.
Entretanto, inexiste avaliação formal da efetividade das ações educativas,
neste sentido, faz-se necessário a implementação de um sistema de avaliação do
trabalho educativo realizado na instituição. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA
ENFERMAGEM: As ações educativas realizadas podem fomentar esclarecimento e
vínculo do paciente à equipe, e consequentemente uma melhor assistência da
enfermagem. Assim, esse modelo pode ser replicado em outras instituições
hospitalares.
Referências: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Cadernos de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 2, p. 5, maio 2009.
LESSA, Q.C.S.S. et al. Ações de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca: uma revisão integrativa J. Res.: fundam. care. online 2016; 8(2):4600-4587.
BARBOSA, L.N et al. Prevalência de práticas educativas acerca do aleitamento materno exclusivo (AME) em Cuiabá - MT. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro. 2016;19(1):147-153. |