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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4969758


4969758

AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS EM CENTROS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA AO PACIENTE ORTOPÉDICO.

Autores:
Letícia Aparecida Marincolo Domenis|leticiamarincolo@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Enfermagem Clinica E Cirúrgica Com Ênfase Em Traumatologia E Ortopedia Pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.|enfermeira do Centro de Atenção Especia ; Carla Marins Silva|carlamarins@usp.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem.|professora Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.|universidade de São Paulo.

Resumo:
AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS POR ENFERMEIROS EM CENTROS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA AO PACIENTE ORTOPÉDICO. INTRODUÇÃO: Ações educativas fazem parte do cotidiano assistencial dos enfermeiros. Podendo ser realizadas desde o pré-operatório até a alta hospitalar, inclusive no acompanhamento ambulatorial.  Os Centros de Atenção Especializada, em conjunto com o conceito de clínica ampliada do Sistema Único de Saúde, permitem que as ações educativas desenvolvidas por enfermeiros atinjam os usuários do serviço de saúde de forma particularizada, pautadas na Politica Nacional de Humanização. OBJETIVO: Descrever ações educativas desenvolvidas por enfermeiros, em Centros de Atenção Especializada, ao paciente submetido a procedimento cirúrgico ortopédico. METODOLOGIA: Estudo descritivo,  qualitativo, realizado em 2016 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Rio de Janeiro. Entrevistados 12 enfermeiros assistencialistas, nos centros de Atenção Especializada em ortopedia.  Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, gravadas e analisados pela análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Estabeleceu-se 3 categorias: Identificando ações educativas pelos enfermeiros: sendo, realizadas nas consultas pré operatórias, na enfermaria e nos retornos ambulatoriais. Estratégias utilizadas nas ações educativas: Realizadas reuniões / palestras multidisciplinar de pré-internação, usando folders e cartilhas, entregues aos pacientes e demonstrações dos cuidados no pós-operatório. Avaliando ações educativas realizadas:  Avaliados empiricamente, pois não há um instrumento para avaliação, relatam  como limitação a ínfima absorção do conteúdo por parte de alguns pacientes. CONCLUSÃO: Os dados apontam ações educativas como importantes e parte principal do sistema de atendimento do hospital. Entretanto, inexiste avaliação formal da efetividade das ações educativas, neste sentido, faz-se necessário a implementação de um sistema de avaliação do trabalho educativo realizado na instituição. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: As ações educativas realizadas podem fomentar esclarecimento e vínculo do paciente à equipe, e consequentemente uma melhor assistência da enfermagem. Assim, esse modelo pode ser replicado em outras instituições hospitalares.


Referências:
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Cadernos de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 2, p. 5, maio 2009. LESSA, Q.C.S.S. et al. Ações de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca: uma revisão integrativa J. Res.: fundam. care. online 2016; 8(2):4600-4587. BARBOSA, L.N et al. Prevalência de práticas educativas acerca do aleitamento materno exclusivo (AME) em Cuiabá - MT. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro. 2016;19(1):147-153.