4947969 | Produto Tecnológico: Arco Didático da Problematização (ADP) | Autores: Renata Campos de Sousa Borges|renatasousa88@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestre Em Ensino E Saúde Na Amazônia|docente Ensino Superior Curso de Graduação Em Enfermagem Universidade do Estado do Pará|universidade do ; Daniele Lima dos Anjos Reis|anjo.daniele@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestranda No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior Curso de Graduação Em Enfermagem Universid ; Ilma Pastana Ferreira|ilma.m@oi.com.br|enfermeira Associada Aben|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro|docente Ensino Superior E Pós-graduação|universidade do Estado do Pará ( Uepa) ; José Ronaldo Teixeira de Sousa Junior|ronaldosousajr@gmail.com|outros Profissionais Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Em Ensino Em Saúde – Educação Médica (esem) – Centro Universitário do Estado do Pará (cesup ; Leandro de Assis Santos da Costa|leandro.enfermeiro@hotmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Não Associado Aben|mestrando No Programa de Pós-graduação Em Ensino Em Saúde Na Amazônia – Uepa.|docente Ensino Superior Curso de Graduação Em Enfermage |
Resumo: A problematização é apontada como ferramenta metodológica ativa de ensino, que
fortalece a articulação teoria-prática, conduzida por meio das cinco etapas do
esquema do Arco de Maguerez: observação da realidade, pontos chaves,
teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. **Objetivo:**
Desenvolver uma tecnologia digital educativa, para mediar à pratica didática e
pedagógica de docentes, com os discentes na condução da metodologia ativa da
problematização através do Arco de Maguerez. **Método:** O sistema foi
implementado para que os discentes percorram à cada etapa, sob orientação de
dicas inseridas no aplicativo, através de um processo que somente será
possível avançar nas etapas do sistema, após a validação da etapa pelo
docente, que também receberá orientações inseridas no sistema para subsidiar a
avaliação de cada etapa desenvolvida pelos discentes e realizar a validação,
liberando para que continuem avançando condução das etapas. **Resultados:**
foram definidas as áreas do sistema para compartilhamento upload de arquivos,
durante as etapas dos arcos. O produto tecnológico foi denominado aplicativo
Arco Didático da Problematização (ADP), está disponível de forma gratuita para
acesso através da loja virtual do google _play Store_, em sistema digital
móvel versão android. O aplicativo ADP é um sistema interativo para
compartilhamento das etapas e ações educativas problematizadoras, que oferecem
suporte para o gerenciamento de vários Arcos simultâneos. Após a busca pela
nomenclatura do Arco ADP, será possível iniciar o cadastro e acesso no
sistema, em duas áreas para login: Docente e Discente.** Conclusão:** Esta
ferramenta foi desenvolvida com o propósito de atender a prática educativa de
docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem da UEPA. Acredita-se
que após alguns testes e adaptações poderá contribuir, para a utilização
educativa com o processo da problematização mediada pelo Arco de Maguerez,
para qualquer área de conhecimento, conforme o interesse de aprendizagem dos
discentes.
Referências: BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 1999. |