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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4892334


4892334

BURNOUT EM ENFERMEIROS RESIDENTES DE UNIDADES ESPECIALIZADAS

Autores:
Elias Barbosa de Oliveira|eliasbo@oi.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Raphael Lopes Valério|rlvbadvoy@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Enfermagem Clínica E Cirúrgica|enfermeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Lucas Barbosa Santos Dias|lucasbsantos94@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde Mental|enfermeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Julia Fernanda da Silva Sodré|julia.f.sodre@hotmail.com|graduanda de Enfermagem|estudande|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Maisa Rodrigues Guedes|mrguedes@oi.com.br|graduanda de Enfermagem|estudande|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Os estudos sobre a residência de enfermagem no país evidenciam que este tipo de modalidade de formação é uma excelente estratégia de aquisição de conhecimentos e habilidades práticas em uma determinada área do saber. No entanto, deve-se considerar o estresse nos campos de prática, principalmente no ambiente hospitalar em função da alta carga horária, das exigências de domínio tecnológico e do cuidado a pacientes graves e com risco de morte. Esses fatores podem contribuir para o desgaste e a síndrome de _burnout,_ principalmente pelo fato de os residentes serem recém-formados e cujas estratégias de enfrentamento nem sempre se mostrarem eficazes frente aos estressores. **Objetivos:** verificar a ocorrência da Síndrome de _Burnout_ em enfermeiros residentes em hospital de ensino e analisar as dimensões envolvidas. **Métodos:** estudo transversal com uma amostra de 78 residentes de unidades especializadas de um hospital universitário público. A coleta de dados foi realizada na própria unidade após a autorização pelo CEP e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido no primeiro semestre de 2018. Os participantes responderam ao _Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey_ (MBI-IHS) e questões sociodemográficas. **Resultados:** a amostra foi composta em sua maioria pelo sexo feminino, faixa etária de 21 a 25 anos, recém-formados e não moram com os pais. De acordo com escores obtidos nas escalas e subescalas verificou-se altos escores em exaustão emocional (53,8%), médios em despersonalização (60,3%) e altos para realização profissional (75,6%). Apenas 01(1,4%) residente teve suspeição de burnout. **Conclusão:** os altos escores em exaustão emocional e médios em despersonalização podem contribuir para a amplitude da ocorrência de _burnout_ na amostra e, apesar de a alta realização profissional funcionar como fator protetor não elimina o estresse.


Referências:
1. Magnabosco G, Haddad MCL, Vannuchi MTO, Rossaneis MA, Silva LGC. Opinion of former residency students in nursing management. Semina: Ciênc Biol Saúde. 2015; 36(1):73-80. doi: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p73 2. Alves SMP, Coelho MCR, Borges LH, Cruz CAM, Massaroni L, Maciel PMA. The flexibilization of employment relationships in the health sector: the reality in a Federal University Hospital in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva. 2015; 20(10):3043-50. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152010.11592014 3. Oliveira EB, Carvalho RAC, Teixeira E, Zeitoune RCG, Saboia VM, Gallasch CH. Factors involved in the training of residente nurses: view of alumni from a residency program. Rev Min Enferm. 2017; 21(e-1064):1-7. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20170074