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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4864840


4864840

O RESULTADO DA SINTOMATOLOGIA DO ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Rosilda Silva Dias|rsilvadias@ig.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Maranhão ; Raquel Stefani Andrade Pinheiro|raquelandrade461@gmail.com|enfermeira|graduação|enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Mayane Cristina Pereira Marques|marques.mayanne@gmail.com|estudante|graduação|graduando|universidade Federal do Maranhão ; Andrea Cristina Oliveira Silva|andreacris09@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Maranhão ; Patrícia Ribeiro Azevedo|prazevedo12@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Maranhão

Resumo:
**OBJETIVO: **Analisar o resultado da sintomatologia do estresse nos estudantes de Enfermagem de uma universidade pública. **METODOLOGIA: **Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quati-qualitativa, realizado com 197 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão do 1º ao 10º período, nos meses de maio e junho de 2018. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos que contemplam os dados sociodemográficos, a adaptação do Inventários de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. Os dados quantitativos foram ordenados no programa Excel com auxílio do programa Epi Info, versão 7.2.2.6. Os dados qualitativos foram transcritos para o programa WPS office 2016 e submetidos a análise de conteúdo, segundo Bardin. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, sob o número 2.249.380. **RESULTADOS:** Os sintomas de estresse mais frequentes foram sensação de desgaste 72,09%, tensão muscular 65,49%, cansaço excessivo 62,44% e dúvidas quanto a si próprio 58,88%, sintomas que são relacionados a rotina exaustiva da graduação. A partir da análise dos discursos foram obtidas seis categorias evidenciadas pela sintomatologia: o mau desempenho em trabalhos, seminários e avaliações acadêmicas, a relação professor-aluno, a adaptação à universidade, as reprovações, as práticas hospitalares e o trabalho de Conclusão de Curso. **CONCLUSÃO: **O estudo evidenciou os sintomas relacionados ao estresse nos estudantes do curso de Enfermagem e a potencialidade do comprometimento nas atividades acadêmicas quando o indivíduo está sob situações estressoras. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM:** Tem-se a perspectiva que o conteúdo deste estudo estimule a elaboração de outros trabalhos, compartilhando sugestões para a diminuição dos fatores estressantes, desenvolvendo métodos de apoio ao discente de enfermagem a fim de que ele sinta-se motivado a concluir a graduação com empenho e minimizando os problemas


Referências:
ANDOLHE, Rafaela. el al. Stress, coping and burnout among Intensive Care Unit nursing staff: associated factors. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, v. 49, n. esp, p. 58-64, Dec. 2015. CESTARI, Virna Ribeiro Feitos; BARBOSA, Islene Victor; FLORÊNCIO, Raquel Sampaio; PESSOA, Vera Lúcia Mendes de Paula; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 30, n. 2, p. 190-196, Apr. 2017 . HIRSCH, Carolina Domingues; BARLEM, Edison Luiz Devos; ALMEIDA, Leda Karine de, TOMASCHEWSKI-BARLEM, Jamila Geri; FIGUEIRA, Aline Beletti; LUNARDIi, Valéria Lerch. Estratégias de coping de acadêmicos de enfermagem diante do estresse universitário. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 68, n. 5, p. 783-790, 2015.