4832063 | ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Adriana Dall Asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Carla Lizandra de Lima Ferreira|carlalizandralferreira@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Keity Laís Soccol|keity.soccol@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Francine Santellano Susin|franssusin@gmail.com|estudante|graduada|estudante|universidade Franciscana ; Adriana Dall Asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana |
Resumo: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) vem colaborar para o
fortalecimento de ações no ponto de vista do desenvolvimento integral e
proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que
vinculem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que
comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens
brasileiros. Essa iniciativa identifica e acolhe as ações de integração entre
saúde e educação já existentes e que têm gerado um impacto positivo na
qualidade de vida dos educandos.1. Objetivo: trata-se de um relato de
experiência que objetivou relatar a experiência acadêmica em uma escola acerca
do Programa Saúde Escolar (PSE) que se desenvolvem para adolescentes da rede
pública municipal em uma cidade de Santa Maria -RS. Método: A vivência foi
realizada durante a disciplina de Ações extensionistas integradas em saúde do
Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana - UFN, desenvolvido no segundo
semestre de 2018, o que englobou diversas etapas: discussão acerca das
problemáticas evidenciadas em relação a saúde; seleção e programação das
atividades; apresentação dos objetivos; elaboração de cronograma; execução das
oficinas e avaliação. Resultados: As ações educativas foram planejadas no
coletivo, com o envolvimento de todos os estudantes que fazem parte da
disciplina envolvidos de modos distintos, mas com um mesmo propósito. As
atividades aconteceram junto aos estudantes da escola e profissionais de
saúde, sendo os encontros no período da manhã com frequência quinzenal durante
o semestre. Entre as atividades estão: realização de prevenção e promoção a
saúde em relação ao autocuidado e doenças sexualmente transmissíveis.
Conclusões: durante a vivência observou-se uma nova forma de agir em saúde na
atenção primária, tendo na escola um cenário favorável ao exercício da
educação em saúde, como uma interface do cuidado de enfermagem na atenção
primária em saúde. Contribuições e implicações para Enfermagem: vislumbra dar
visibilidade para ações de prevenção e promoção a saúde do adolescente no
contexto escolar, possibilitando a inserção efetiva do enfermeiro na saúde
escolar.
Referências: 1.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. xx p. : il. – (Série C. Projetos, programas e relatórios) |