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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4832063


4832063

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Adriana Dall Asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Carla Lizandra de Lima Ferreira|carlalizandralferreira@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Keity Laís Soccol|keity.soccol@gmail.com|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana ; Francine Santellano Susin|franssusin@gmail.com|estudante|graduada|estudante|universidade Franciscana ; Adriana Dall Asta Pereira|adrianadap@terra.com.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Franciscana

Resumo:
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) vem colaborar para o fortalecimento de ações no ponto de vista do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que vinculem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa identifica e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm gerado um impacto positivo na qualidade de vida dos educandos.1. Objetivo: trata-se de um relato de experiência que objetivou relatar a experiência acadêmica em uma escola acerca do Programa Saúde Escolar (PSE) que se desenvolvem para adolescentes da rede pública municipal em uma cidade de Santa Maria -RS. Método: A vivência foi realizada durante a disciplina de Ações extensionistas integradas em saúde do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana - UFN, desenvolvido no segundo semestre de 2018, o que englobou diversas etapas: discussão acerca das problemáticas evidenciadas em relação a saúde; seleção e programação das atividades; apresentação dos objetivos; elaboração de cronograma; execução das oficinas e avaliação. Resultados: As ações educativas foram planejadas no coletivo, com o envolvimento de todos os estudantes que fazem parte da disciplina envolvidos de modos distintos, mas com um mesmo propósito. As atividades aconteceram junto aos estudantes da escola e profissionais de saúde, sendo os encontros no período da manhã com frequência quinzenal durante o semestre. Entre as atividades estão: realização de prevenção e promoção a saúde em relação ao autocuidado e doenças sexualmente transmissíveis. Conclusões: durante a vivência observou-se uma nova forma de agir em saúde na atenção primária, tendo na escola um cenário favorável ao exercício da educação em saúde, como uma interface do cuidado de enfermagem na atenção primária em saúde. Contribuições e implicações para Enfermagem: vislumbra dar visibilidade para ações de prevenção e promoção a saúde do adolescente no contexto escolar, possibilitando a inserção efetiva do enfermeiro na saúde escolar.


Referências:
1.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. xx p. : il. – (Série C. Projetos, programas e relatórios)