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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4793646


4793646

USO DE MÍDIA AUDIOVISUAL PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores:
Claudia Labriola de Medeiros Martins|claudialabriola@gmail.com|enfermeira|pós Graduada Em Enfermagem Nefrologia E Mestranda do Mestrado Profissional de Ensino Na Saúde - Uff|coordenadora da Comissão de Prevenção E Tratamento de Feridas|huap- Uff ; Gisella de Carvalho Queluci|gisellaqueluci@yahoo.com.br|enfermeira|pós Doutora Em Enfermagem|docente Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa|uff ; Rosemary Bacellar Ferreira de Lima|rosemarybacellar@gmail.com|enfermeira|enfermeira Pos Graduada Em Administração Hospitalar E Enfermagem Dermatológica|enfermeira da Comissão de Prevenção E Tratamento de Feridas|huap- Uff ; Fabiane Sorrentino de Amorin Mendonça|fabianesorrentino@hotmail.com|discente de Enfermagem|discente de Enfermagem do Projeto de Extensão da Comissão de Prevenção E Tratamento de Feridas do Huap|discente de Enfermagem do Projeto de Extensão da Comissão de ; Euzeli da Silva Brandão|euzelibrandao@gmail.com|enfermeira|enfermeira. Doutora Em Enfermagem. Especialista Em Enfermagem Dermatológica|enfermeira. Doutora Em Enfermagem. Especialista Em Enfermagem Dermatológica. Docente Adjunto. Escola de Enfermagem Auror

Resumo:
USO DE MÍDIA AUDIOVISUAL PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR _Claudia Labriola de Medeiros Martins_[1]__ Gisella de Carvalho Queluci[2] Rosemary Bacellar Ferreira de Lima[3] Fabiane Sorrentino de Amorim Mendonça[4] Euzeli da Silva Brandão[5] **Objetivos: **Descrever o desenvolvimento e uso de mídia audiovisual como ferramenta de educação continuada para prevenção de lesão por pressão no ambiente hospitalar. **Método:** Estudo metodológico, do tipo descritivo e abordagem qualitativa, realizado pela Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas com profissionais e acadêmicos de saúde de um hospital localizado no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em abril de 2019, a partir do relatório anual de atividades de 2018, sendo analisado descritivamente. **Resultados:** Foi produzido um vídeo animado, com a duração de dois minutos, sendo exibido em novembro de 2018, em todos os setores da unidade hospitalar por intermédio de TV itinerante. A tecnologia audiovisual desenvolvida aborda o protocolo de prevenção de lesão por pressão vigente na instituição, pautado nas recomendações nacionais. Assistiram ao vídeo, um total de 306 pessoas, entre enfermeiros, acadêmicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de profissionais de outras categorias da saúde. Após a exibição promoveu - se uma roda de conversa. **Conclusão: **Os recursos audiovisuais compõem uma gama de materiais que permitem mediar a formação e internalização de novos conceitos ou definições científicas, facilitando e motivando o aprendizado. Além disso, permite a agregação da teoria e a prática, através da investigação e reconhecimento do espaço vivido e concebido. Por meio de uma produção audiovisual em formato de vídeo, tem-se a oportunidade de estimular a aprendizagem a partir das tecnologias de informação e comunicação, ajudando no desenvolvimento das habilidades espaço-temporais e sinestésicas. C**ontribuições para enfermagem: **O produto elaborado e a abordagem utilizada contribuíram para a conscientização dos profissionais sobre a importância do seu papel na prevenção das lesões por pressão, bem como orienta – los acerca das formas de prevenção. **Descritores:** Mídia Audiovisual; Educação Continuada; Lesão por Pressão; **Eixo temático:** Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem **Área temática:** Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem * * * [1] Enfermeira. Mestranda em Ensino em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Coordenadora da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas. Hospital Universitário Antônio Pedro. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. Endereço Eletrônico: claudialabriola@gmail.com [2] Enfermeira. Pós – Doutora em Enfermagem. Docente Adjunto. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. [3] Enfermeira. Especialista em Administração Hospitalar e Enfermagem Dermatológica. Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas. Hospital Universitário Antônio Pedro. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. [4] Acadêmica de Enfermagem. Discente do Projeto de Extensão da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Antônio Pedro. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. [5] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Dermatológica. Docente Adjunto. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.


Referências:
Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. educ. saúde [online]. 2016 [cited 2018 nov 12]; 14(2): 473-486. Available from: . Potter P, Perry A. Fundamentos de enfermagem. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.