4636817 | ANÁLISE DAS PRODUÇÕES TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS NO MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM: ESTUDO DOCUMENTAL | Autores: Rejane Eleuterio Ferreira|rejane_eleuterio@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal Fluminense ; Cláudia Mara de Melo Tavares|claudiamarauff@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Titular|universidade Federal Fluminense |
Resumo: **Introdução:** No mestrado profissional o aluno é incentivado à formação de novos produtos e serviços, cuja aplicação resulte em melhorias na saúde da população. A produção tecnológica é uma das principais características do mestrado profissional, por isso, o objetivo desse estudo foi caracterizar a produção técnica desenvolvida no mestrado profissional na área da enfermagem. **Método: **Trata-se de uma pesquisa documental de natureza de fontes primárias, realizada no mês de novembro de 2017 à janeiro de 2018, norteado pela seguinte questão: Como se classificam os produtos do mestrado profissional na área da enfermagem, seguindo alguns parâmetros de avaliação da CAPES? Os documentos analisados foram dissertações na integra, de enfermeiros egressos dos programas de mestrado profissional na área da enfermagem do estado do Rio de Janeiro. **Resultados: **Evidenciou-se a dificuldade em classificar a tipologia dos produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área da enfermagem no estado do Rio de Janeiro. A dificuldade está desde encontrar o produto na dissertação á classificar segundo o instrumento de avaliação da Capes. O desenvolvimento de técnica foi o principal tipo de produto, sendo eles: fluxogramas, protocolos, Subconjunto Terminológico CIPE, proposta de diagnóstico de enfermagem para a NANDA-I, diretrizes, curso de capacitação. Esses tipos de produtos apresentam pontuação mínima no quadro de avaliação quadrienal dos programas feito pela Capes. **Conclusão:** Esses resultados apontaram algumas observações das produções tecnológicas que merece uma melhor avaliação dos programas a fim de fortalecer ainda mais o mestrado profissional, que em função dos seus pressupostos, pode dar respostas mais ágeis para a implementação das políticas de saúde pública no país.
Referências: Munari DB, Parada CMGL, Gelbcke FL, Silvino ZR, Ribeiro LCM, Scochi CGS. Mestrado profissional em enfermagem: produção do conhecimento e desafios. Revista latino-americana de enfermagem 2014; 22(2):204-10.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Documento de Área - Área 20 - Enfermagem (2016). Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/20_enfe_docarea_2016.pdf |