4589229 | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMBINADAS PARA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA MATERNA NA PREVENÇÃO DA DIARREIA EM CRIANÇAS | Autores: Olinda Costa Mota Teixeira|olindamota@hotmail.com|estudante de Pós Graduação|mestranda|enfermeira E Mestranda|universidade Federal do Ceará ; Karine Amanda Bernardo|karine2101@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal do Ceará ; Ana Cecília Moreira Bibiano|bibianocecilia08@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal do Ceará ; Jardeliny Corrêa da Penha|deinhapenha@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal do Piauí ; Lorena Pinheiro Barbosa|lpbarbosa@uol.com.br|enfermeira|doutora|pesquisadora E Docente|universidade Federal do Ceará |
Resumo: **TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMBINADAS PARA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA MATERNA NA PREVENÇÃO DA DIARREIA EM CRIANÇAS **
_Olinda Costa Mota Teixeira1_, Karine Amanda Bernardo2, Ana Cecília Moreira
Bibiano3, Jardeliny Corrêa da Penha4, Lorena Pinheiro Barbosa5
**Introdução: **A autoeficácia exerce papel importante na aquisição e mudança de comportamento em saúde. Logo, tecnologias educacionais pautadas na Teoria da Autoeficácia de Bandura promovem a autoeficácia de uma pessoa. **Objetivo:** Comparar a autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil, antes e após a intervenção educativa. **Metodologia:** Ensaio clínico, com grupo comparação(GC) e grupo intervenção(GI) - aplicação de tecnologias educativas combinada: vídeo “Diarreia Infantil: você é capaz de prevenir” e cartilha “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!”. Participaram 60 mães de crianças menores de cinco anos em cada grupo, em duas unidades de saúde de Fortaleza/CE. Primeiramente, a coleta de dados ocorreu na unidade de saúde com a aplicação do formulário sociodemográfico, da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) e da educação em saúde no GI; e após um mês foi aplicado novamente a EAPDI por telefone. Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética. **Resultados: **Na linha de base os grupos apresentaram-se homogêneos quanto as características sóciodemográficas e a autoeficácia em prevenir a diarreia infantil. Das mães do GC, 36 (60%) possuíram autoeficácia moderada para a prevenção da diarreia infantil e 24 (40%), elevada; e após 1 mês, de 45 participantes, 10 (22,2%) desempenharam autoeficácia moderada e 35 (77,8%), elevada. Antes das tecnologias educativas combinadas, de 60 mães do GI, 35 (58,3%) delas possuíram autoeficácia moderada para a prevenção da diarreia infantil e 25 (41,7%), elevada; e após a intervenção, de 52 participantes, 07 (13,5%) apresentaram autoeficácia moderada e 45 (86,5%), elevada. **Conclusão:** A intervenção utilizando vídeo e cartilha aumentaram os níveis de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil. **Contribuições para a enfermagem:** Tecnologias combinadas podem ser utilizadas por profissionais de saúde para promover a convicção das mães de serem capazes de prevenirem a diarreia em seus filhos.
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