4545193 | CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE AVALIAÇÃO DO RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO EM SIMULAÇÃO CLÍNICA | Autores: Vanessa Caminha Aguiar Lopes|vanessacaminha@outlook.com.br|estudante de Pós-graduação (doutorado)|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura|elainecrism@bol.com.br|enfermeira|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado|giovannaliborio@hotmail.com|professora de Graduação|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí |
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar o componente conhecimento da competência avaliação de risco
para lesão por pressão em estudantes de enfermagem por meio da estratégia de
simulação clínica avançada. MÉTODO: Delineamento longitudinal analítico,
desenvolvido no laboratório de simulação clínica avançada de uma universidade
do Nordeste do Brasil. A população do estudo compreendeu estudantes de
graduação em Enfermagem cursando as disciplinas administração em enfermagem e
estágios obrigatórios de universidades públicas e privadas no Piauí e
Maranhão. A amostragem foi por conveniência e ficou composta por 131
estudantes. O instrumento foi aplicado em três momentos: antes de aula-padrão,
ministrada para a totalidade de estudantes; após a intrassimualação; e depois
do _debriefing_. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. RESULTADOS: A
média de idade dos participantes foi de 26,3 (±6,6) anos, com tempo de
graduação de 3,8 (±0,7) anos. Predominaram estudantes do sexo feminino 113
(86,3%) e que estavam cursando estágio curricular 101 (77,1%). Foram 111
(84,7%) os que relataram contato com pacientes com lesão por pressão até o
momento do curso e 83 (63,4%) participaram de atividades sobre avaliação do
risco para lesão por pressão. A avaliação do componente conhecimento dessa
competência resultou em médias de 42,5 (±8,4) antes da aula-padrão, 40,6
(±9,2) depois do cenário e 46,6 (±8,0) após o _debriefing_, com diferença
estatisticamente significativa entre a primeira e a última medida da
estratégia educativa (p<0,001), cuja diferença média foi de 4,1 (±9,3) pontos.
CONCLUSÃO: A simulação clínica avançada mostrou-se eficaz na medida da
competência profissional avaliação do risco para lesão por pressão, com
aumento significativo do conhecimento de estudantes de enfermagem.
CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A variação dos escores do
componente conhecimento entre os momentos da estratégia de simulação avançada
revelou como essencial o desenvolvimento de todas as etapas propostas pela
_National League of Nursing_ para aumento do conhecimento.
Referências: Al Sabei SD, Lasater K. Simulation debriefing for clinical judgment development: a concept analysis. Nurse Educ Today 2016;45:42-7.
Bland AJ, Toping A, WOOD B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse Educ Today 2011;31(7):664-70
Jeffries PR. A framework for designing, implementing, and evaluating simulations used as teaching strategies in nursing. Nursing Education Perspectives 2005:26(2):96-103. |