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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4545193


4545193

CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE AVALIAÇÃO DO RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO EM SIMULAÇÃO CLÍNICA

Autores:
Vanessa Caminha Aguiar Lopes|vanessacaminha@outlook.com.br|estudante de Pós-graduação (doutorado)|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Piauí ; Elaine Cristina Carvalho Moura|elainecrism@bol.com.br|enfermeira|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Dinara Raquel Araújo Silva|dynararakel@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí ; Giovanna de Oliveira Libório Dourado|giovannaliborio@hotmail.com|professora de Graduação|doutorado|professora de Graduação|universidade Federal do Piauí ; Lidya Tolstenko Nogueira|lidyatn@gmail.com|professora de Pós-graduação|pós-doutorado|professora de Pós-graduação|universidade Federal do Piauí

Resumo:
OBJETIVOS: Avaliar o componente conhecimento da competência avaliação de risco para lesão por pressão em estudantes de enfermagem por meio da estratégia de simulação clínica avançada. MÉTODO: Delineamento longitudinal analítico, desenvolvido no laboratório de simulação clínica avançada de uma universidade do Nordeste do Brasil. A população do estudo compreendeu estudantes de graduação em Enfermagem cursando as disciplinas administração em enfermagem e estágios obrigatórios de universidades públicas e privadas no Piauí e Maranhão. A amostragem foi por conveniência e ficou composta por 131 estudantes. O instrumento foi aplicado em três momentos: antes de aula-padrão, ministrada para a totalidade de estudantes; após a intrassimualação; e depois do _debriefing_. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética. RESULTADOS: A média de idade dos participantes foi de 26,3 (±6,6) anos, com tempo de graduação de 3,8 (±0,7) anos. Predominaram estudantes do sexo feminino 113 (86,3%) e que estavam cursando estágio curricular 101 (77,1%). Foram 111 (84,7%) os que relataram contato com pacientes com lesão por pressão até o momento do curso e 83 (63,4%) participaram de atividades sobre avaliação do risco para lesão por pressão. A avaliação do componente conhecimento dessa competência resultou em médias de 42,5 (±8,4) antes da aula-padrão, 40,6 (±9,2) depois do cenário e 46,6 (±8,0) após o _debriefing_, com diferença estatisticamente significativa entre a primeira e a última medida da estratégia educativa (p<0,001), cuja diferença média foi de 4,1 (±9,3) pontos. CONCLUSÃO: A simulação clínica avançada mostrou-se eficaz na medida da competência profissional avaliação do risco para lesão por pressão, com aumento significativo do conhecimento de estudantes de enfermagem. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A variação dos escores do componente conhecimento entre os momentos da estratégia de simulação avançada revelou como essencial o desenvolvimento de todas as etapas propostas pela _National League of Nursing_ para aumento do conhecimento.


Referências:
Al Sabei SD, Lasater K. Simulation debriefing for clinical judgment development: a concept analysis. Nurse Educ Today 2016;45:42-7. Bland AJ, Toping A, WOOD B. A concept analysis of simulation as a learning strategy in the education of undergraduate nursing students. Nurse Educ Today 2011;31(7):664-70 Jeffries PR. A framework for designing, implementing, and evaluating simulations used as teaching strategies in nursing. Nursing Education Perspectives 2005:26(2):96-103.