4540245 | EDUCAÇÃO PERMANENTE E ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM | Autores: Viviane Brasil Amaral dos Santos Coropes|vivibrasil83@yahoo.com.br|||| ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente|geilsavalente@yahoo.com.br|||| ; Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho|cicacamacho@gmail.com|||| ; Renata Brum Viana|renatabrumviana@gmail.com|||| ; Sheila Nascimento Pereira de Farias|sheilaguadagnini@gmail.com|||| |
Resumo: **Objetivo:** descrever a realidade da educação no processo de trabalho da enfermagem em um hospital acreditado; identificar limites e possibilidades para a implementação da educação permanente no cotidiano de trabalho e analisar se a implementação da educação permanente traria implicações no cotidiano da enfermagem. **Método:** Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, de campo, no Instituto Nacional do Câncer – Rio de Janeiro. Os participantes do estudo foram 27 profissionais da enfermagem de nível superior e médio, participaram da entrevista semiestruturada e análise do Discurso do Sujeito Coletivo. **R****esultados: **percebeu-se que** s**ão fornecidos insumos, equipamentos e manutenção de recursos humanos, porém carece de investimento na capacitação profissional. A implementação da educação permanente elevaria o padrão dos processos nas áreas educacional, assistencial e gerencial. **Conclusão:** o estudo permitiu visualizar a expressa necessidade de um maior investimento na área de educação em saúde de forma permanente, facilitando desta forma, um desenvolvimento maior dos processos de forma mais sólida.
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