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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4421893


4421893

ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA RECÉM-DIAGNOSTICADA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ

Autores:
Israel Augusto Jose de Faria Batista|aug.israel.batista@gmail.com|enfermeiro|graduando Em Enfermagem|estudante|escola Superior de Ciências da Saúde ; Luana Nunes Lima||enfermeiro|graduanda Em Enfermagem|estudante|escola Superior de Ciências da Saúde ; Virgínia Cunha de Almeida||enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|enfermeira Docente|escola Superior de Ciências da Saúde ; Luciene de Moraes Lacort Natividade||enfermeiro|enfermeira Especialista Em Gestão do Trabalho E Educação Na Saúde|enfermeira Docente|escola Superior de Ciências da Saúde

Resumo:
**ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA RECÉM-DIAGNOSTICADA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ** **Objetivo: **Relatar a vivência de estudantes de enfermagem no desenvolvimento de ferramenta capaz de facilitar a adesão, de criança recém diagnosticada com Diabetes Mellitus (DM), à insulinoterapia. **Método: **relato de experiência da utilização da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, conforme a autora Berbel descreve1. A atividade possui embasamento teórico nos pressupostos da Metodologia Ativa aplicada durante as atividades curriculares da Escola Superior de Ciências da Saúde, na área da assistência de enfermagem na saúde da criança em um hospital-ensino do Distrito Federal. O desenvolvimento da atividade ocorreu em fevereiro de 2019. O projeto não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, pois o objetivo do relato foi a descrição e reflexão da estratégia utilizada na adequação das normas e rotinas do serviço de pediatria, não sendo utilizados quaisquer dados coletados do participante envolvido. **Resultado: **A partir da aplicação do arco de Maguerez, em suas cinco etapas, foi possível a confecção de um brinquedo terapêutico (BT) voltado à crianças em idade escolar recém diagnosticadas com DM tipo 1, seguido de brincadeira instrucional, manipulação de insumos pela criança, percepção de si mesmo através do BT e, finalmente, autopunção digital2-4. **Conclusão: **O Arco de Maguerez demonstrou ser estratégico e possibilitou o desenvolvimento de ações de promoção à saúde da criança que realiza insulinoterapia. **Contribuições para a enfermagem: **A realização desse projeto, além de gerar ação transformadora da realidade à saúde da criança, de forma a possibilitar mudanças no manejo realizado pela equipe de enfermagem em situações semelhantes, permite reflexão acerca do papel do enfermeiro, contribuindo para a assistência humanizada.


Referências:
1 - Berbel, N.A.N., (2012). Metodologia da Problematização: com o Arco de Maguerez. Londrina: Ed. UEL, pp 71-107. 2 - Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 546/2017 de 9 de maio de 2017. Revoga a Resolução Cofen nº 295/2004 - Utilização de técnica de brinquedo terapêutico pela Enfermagem. 3 - Pennafort VPS, Queiroz MVO, Gomes ILV, Rocha MFF. . Instructional therapeutic toy in the culture care of the child with diabetes type 1. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 3):1334-42. [Thematic Issue: Health of woman and child] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0260 4 - Hockenberry MJ, Wilson D. Wong - Fundamentos de enfermagem pediátrica. 9ed., Rio de Janeiro: Elsevier; 2014.