4375852 | SALA DE ESPERA PARA ADOLESCENTES E FAMILIARES: CONHECENDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Autores: Mayara da Silva Bazílio|msbmayara@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda de Enfermagem|estudante|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Inez Silva de Almeida|inezalmeida2016@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|chefe de Enfermagem do Ambulatório do Nesa. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Enfermagem da Uerj.|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Magali Carla Cordeiro|cordeiromagalicarla@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda de Enfermagem|estudante|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Marta Cascon Henrique|marta_cascon@hotmail.com|enfermeira|pós-graduada Em Saúde Mental Pelo Instituto Philippe Pinel da Prefeitura de Rio de Janeiro|enfermeira do Consultório Na Rua da Ap 1.0 da Clínica da Família Nélio de Oliveira|universidade José de So ; Edila de Carvalho|edila-carvalho1@hotmail.com|enfermeira|pós-graduanda Na Modalidade Residência Em Enfermagem Em Saúde do Adolescente. Pós-graduanda Em Enfermagem Clínica.|enfermeira Residente|uerj |
Resumo: Introdução: A sala de espera é um espaço de educação em saúde que possibilita
aos sujeitos a troca de informações acerca de uma temática relevante para a
saúde do adolescente. é um cenário de empoderamento, pois favorece aos
sujeitos agregar informações necessárias à tomada de decisões fortalecendo a
promoção de sua saúde. Nesse cenário os participantes ouvem e são ouvidos,
tiram suas dúvidas através de um processo dialógico, humanizado e dinâmico.
Essa prática educativa potencializa discussões sobre o processo e temáticas de
vida criando oportunidades de reflexões críticas acerca do cotidiano de saúde
dos jovens e seus familiares. Objeto: A produção científica do enfermeiro
acerca da sala de espera para adolescentes e familiares. Questão norteadora da
pesquisa: Qual a produção científica que o enfermeiro tem desenvolvido sobre a
sala de espera para adolescentes e familiares? Metodologia: Trata-se de um
estudo definido como revisão integrativa. Resultados: Foi realizado uma busca
na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com o uso dos descritores encontrados
no DeCS como: adolescente, educação em saúde e enfermagem. A partir desta
busca foram encontrados 1.315 produções científicas. Após filtrar a pesquisa
marcando os itens base de dados: BDENF e LILACs, limite: adolescente, idioma:
português e tipo de documento: artigos, apareceram 213 artigos como resultado
e dentre eles apenas 1 artigo trazia um relato de experiência sobre sala de
espera. Conclusão: A partir da relevância de desenvolver uma prática educativa
em saúde, a revisão integrativa tem sido identificada como uma ferramenta
fundamental no campo da saúde pois direciona a lacuna do conhecimento
apontando a importância da realização de novos estudos. Contribuição para
enfermagem: Um estudo de revisão integrativa nos traz tudo que já foi
investigado em um determinado tópico de enfermagem.
Referências: Almeida IS, Amaral CSGJS, Dias MO, Silva PFC. Atividade de sala de espera na formação do aluno de enfermagem. Adolesc Saude. 2016; 13(Supl. 2): 179-183 |