4304969 | OFICINA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Paloma Horbach da Rosa|palomahorbach93@hotmail.com|enfermeira|especialização|mestranda|universidade Federal de Santa Maria ; Margrid Beuter|margridbeuter@gmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal de Santa Maria ; Carolina Backes|karolbackes@hotmail.com|enfermeira|graduação|mestranda|universidade Federal de Santa Maria ; Francine Feltrin de Oliveira|francinefeltrin@uol.com.br|enfermeira|especialização|mestranda|universidade Federal de Santa Maria ; Larissa Venturini|larissa.venturini@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal de Santa Maria |
Resumo: OFICINA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
**Introdução:** A manutenção e bom funcionamento da capacidade cognitiva representa um determinante de saúde e qualidade de vida na velhice, visto que seu declínio está associado ao desconforto pessoal e perda da autonomia. Frequentemente observam-se idosos com quadros demenciais ou comprometimento cognitivo leve, sobretudo aqueles institucionalizados. O estímulo cognitivo é fundamental para a promoção da saúde e regulação do funcionamento mental, físico e social de idosos. **Objetivos:** relatar a experiência de oficina de estimulação cognitiva com idosas institucionalizadas. **Método:** trata-se de um relato de experiência acerca de oficina de estimulação cognitiva realizada durante atividades práticas da disciplina de Enfermagem Gerontogeriátrica, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos do Rio Grande do Sul, em abril de 2019. Participaram da oficina oito idosas, sete discentes, duas mestrandas e uma docente da graduação em Enfermagem. **Resultados e Discussões: **Durante a atividade, cada discente responsabilizou-se por se aproximar das idosas e convidá-las para participar voluntariamente da oficina. Foram dispostos nas mesas jogos de memória, atividades de raciocínio lógico, desenho para pinturas, concedido o direto às idosas, de aceitar ou não os estímulos. A atividade mostrou às discentes que, ao enxergar no idoso um ser humano com emoções, pensamentos e experiência de vida, passa-se a percebê-lo de maneira integral. As oficinas proporcionaram interação social e fortalecimento das funções cognitivas, além de efeitos positivos nas participantes, como melhoria do humor e rememoração. **Considerações finais:** Os efeitos da oficina foram limitados, devido o caráter pontual da atividade e a pequena abrangência na instituição onde fora realizada, que se justifica pelo número reduzido de pessoas envolvidas e principalmente por estar vinculada a uma disciplina. Sugere-se o envolvimento dos trabalhadores da instituição na realização de atividades semelhantes, pois poderia beneficiar mais idosas e possibilitar a continuidade da atividade.
Referências: Neri AL, Neri ML. Envelhecimento Cognitivo. In: Freitas EV, Py L, Cançado FAX, Doll J, Gorzoni ML. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 1461-75. |