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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4275466


4275466

CONSTRUÇÃO DE TEXTO SEM PLÁGIO: PASSOS INICIAIS PARA ELABORAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores:
Vivian Sarah Fernandes Vianna Santana|viviansarahfvs@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica do 3 Período de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj ; Maria Regina Araújo Reicherte Pimentel|prof.regininhauerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj ; Patrícia Britto Ribeiro de Jesus|patty_brj@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro|universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj ; Aline Oliveira Leite|nine.fenfuerj@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica do 4 Período de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj ; Raquel Veiga Baptista|raquel.veiga.baptista@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica do 4 Período de Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj

Resumo:
**CONSTRUÇÃO DE TEXTO SEM PLÁGIO: PASSOS INICIAIS PARA ELABORAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.** _Vivian Sarah Fernandes Vianna Santana1,_ Maria Regina Araújo Reicherte Pimentel2, Patrícia Britto Ribeiro de Jesus3, Aline Oliveira Leite4, Raquel Veiga Baptista5 **Objetivo: **Identificar as dificuldades no emprego de elementos da metodologia acadêmica na pesquisa científica como referências, citações e formatação de trabalhos científicos aprendidos pelos acadêmicos de enfermagem no primeiro período. **Método: **Estudo de natureza exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, do tipo pesquisa documental, realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ). A coleta de dados foi realizada em dezembro de 2018, em 20 trabalhos de construção de texto baseado em três fichamentos sobre a importância da leitura elaborados pelos estudantes. Analisou-se a aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre citações, referências e formatação1;2; 3.** Resultados: **Dos 20 trabalhos analisados, verificou-se que em cinco houve dificuldades na aplicação das normas sobre referências, como: ausência de colocação em ordem alfabética, não informação das referências utilizadas no texto, erros na estrutura destas. Em relação às citações, 13 trabalhos demonstraram dificuldades: na estrutura da citação indireta ou direta, não sinalização da citação indireta, na aplicação da citação direta com mais de três linhas. Em quatro trabalhos foram observados equívocos sobre formatação na apresentação de trabalhos acadêmicos. **Conclusão:** A atividade pedagógica permitiu que os estudantes enxergassem suas dificuldades na elaboração de texto científico. Perceberam a aplicação das normas como estratégia de evitar o plágio no desenvolvimento de um levantamento bibliográfico. **Contribuições para a Enfermagem: **A metodologia ativa aplicada permitiu a percepção de desenvolvimento de trabalho científico sem plágio, valorizando mais a enfermagem como produtora de conhecimento científico. **Descritores:** Enfermagem; Ensino; Pesquisa científica. **Eixo:** Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem. 1 Acadêmica do 3° período. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: viviansarahfvs@gmail.com 2 Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: prof.regininhauerj@gmail.com 3 Mestre em Enfermagem. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: patty_brj@hotmail.com 4 Acadêmica do 4° período. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: nine.fenfuerj@gmail.com 5 Acadêmica do 4° período. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: raquel.veiga.baptista@hotmail.com


Referências:
1. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p. 2. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520: Informação e documentação - Citações - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7p. 3. Associação Brasileira de Normas Técnicas.. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 13p