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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4210660


4210660

MORTE NA GRADUAÇÃO: A ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Autores:
Priscila Cristina da Silva Thiengo|profprithiengo@gmail.com|enfermeira|mestre|professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica|faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. ; Antonio Marcos Tosoli Gomes|mtosoli@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor Titular|faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Sergio Corrêa Marques|sergiocmarques@uol.com.br|enfermeiro|doutor|professor Adjunto No Departamento de Fundamentos de Enfermagem E No Programa de Pós- Graduação Em Enfermagem|faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Virginia Paiva Figueiredo Nogueira|virginiafigueiredo@yahoo.com.br|enfermeira|doutor|participante do Grupo de Pesquisa Religares|faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Glaudston Silva de Paula|glaudstondepaula@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor Auxiliar|faculdade Gama E Souza.

Resumo:
**OBJETIVO **Analisar a inserção da temática sobre o conteúdo de morte na matriz curricular dos cursos de graduação em enfermagem das universidades públicas do Rio de Janeiro. **MÉTODO **Utilizou-se a técnica de análise documental para analisar as ementas de quatro unidades acadêmicas, disponíveis online, e que oferecem cursos de graduação em Enfermagem. Realizou-se a coleta em janeiro de 2019 com auxílio de um instrumento para identificar o cuidado de enfermagem diante da finitude/morte/cuidados paliativos nas ementas. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva simples, utilizando planilhas construídas no Excel. **RESULTADOS **O conteúdo exposto nos quadros demonstrou a fragilidade curricular no escasso modo de abordar o assunto para algumas universidades. **CONCLUSÃO **A humanização da assistência em saúde requer um processo reflexivo acerca dos princípios e valores que norteiam a prática profissional. O desenvolvimento das competências práticas deve ser baseado em razão do conhecimento apreendido e vivenciado ainda na formação. Conclui-se que talvez seja por isso que, muitos profissionais de enfermagem se sintam hesitantes e com pouca confiança para abordar os aspectos relacionados a finitude humana, abarcados pela falta de inclusão adequada dessa temática durante o processo de formação acadêmica. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A humanização da assistência em saúde requer um processo reflexivo acerca dos princípios e valores bioéticos que norteiam a prática profissional. Além do tratamento digno, solidário e acolhedor por parte dos profissionais de enfermagem e de saúde em geral, ao seu principal objeto de trabalho – o doente/ser fragilizado – a humanização pressupõe nova postura ética que permeie todas as atividades profissionais e processos de trabalho institucionais.


Referências:
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