4189285 | CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | Autores: Vanessa Oliveira Ossola da Cruz|vanessa.ossola.cruz@gmail.com|enfermeira|especialista Em Enfermagem Neonatal Pelo Iff/fiocruz|mestranda|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (unirio) ; Clarissa Coelho Vieira Guimarães|clarissaknog@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Terapia Intensiva Pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva - Sobrati (2012).|mestranda|unirio ; Beatriz Gerbassi Costa Aguiar|nildo.ag@terra.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Ufrj|professora Associada I|unirio ; Maykon Anderson Pires de Novais|amaykon@gmail.com|bacharel E Licenciado Em Ciências Biológicas Pelo Centro Universitário São Camilo|doutor Em Gestão E Informática Em Saúde Pela Universidade Federal de São Paulo|professor Afiliado|escola Paulista de Medici ; Roberto Carlos Lyra da Silva|proflyra@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Pela Ufrj|professor Associado Ii|unirio |
Resumo: O objetivo foi identificar a contribuição do ensino à distância na capacitação
dos profissionais de enfermagem acerca do conhecimento de docentes de
enfermagem e enfermeiros vinculados ao ensino superior. Revisão integrativa de
literatura nas bases de dados Literatura Latino- Americana e do Caribe em
Ciências da Saúde (LILACS), biblioteca eletrônica _Scientific Electronic
LibraryOnline _(SciELO) e MEDLINE (_Medical Literature Analysis and Retrieval
Sistem on-line_), utilizando-se os seguintes descritores: educação a
distância, educação superior e enfermagem. A amostra foi composta por 10
artigos. Foram localizados 263 artigos dos anos de 2014 a 2018, após a
aplicação dos critérios de seleção e inclusão, foram selecionados 10 artigos
para discussão. Em relação ao ano da publicação, a maior parte (40%) foi
encontrada em 2018, 01 em 2017 (10%), 02 em 2016 (20%) e 03 em 2015 (30%),
podendo afirmar que em 2018 obtivemos um avanço nos estudos sobre a temática.
Nessa perspectiva, os artigos selecionados foram divididos em quatro
categorias temáticas: 1) Ambiente virtual de aprendizagem, 2)Atuação do
tutor/professor na plataforma de ensino, 3) Avaliação do processo de
aprendizagem por intermédio das tecnologias virtuais na educação a distância
de enfermeiros e 4) Análise da Educação Superior a Distância atual.Os
resultados permitem compreender que educação a distância pode ser considetada
uma estratégia efetiva para atualização do conhecimento de docentes de
diversas áreas do ensino e contextos de cuidado.A educação à distância agregou
conhecimento e uma percepção satisfatória por parte dos enfermeiros, indicando
mudança mais ampla de conhecimento, habilidade e atitude, concedendo impacto
positivo no conhecimento dos docentes de enfermagem e enfermeiros vinculados
ao ensino superior.A EAD evidencia-se como efetiva na enfermagem, para
aperfeiçoamento e alternativa ao ensino tradicional, favorecendo o exercício
da autonomia dos profissionais envolvidos.
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