4149182 | CONSTRUINDO SABERES COM ADOLESCENTES ESCOLARES NA ESCOLHA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS | Autores: Maria Veraci Oliveira Queiroz|veracioq@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará ; Natalia dos Santos Maciel|naty_smiga@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Francisco Clécio da Silva Dutra|cleciouece@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Consuelo Helena Aires de Freitas|consueloaires@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará |
Resumo: CONSTRUINDO SABERES COM ADOLESCENTES ESCOLARES NA ESCOLHA DE HÁBITOS
ALIMENTARES SAUDÁVEIS
Maria Veraci Oliveira Queiroz
Natália dos Santos Maciel
Francisco Clécio da Silva Dutra
Consuelo Helena Aires de Freitas
O aumento do número de adolescentes com hábitos alimentares inadequados
contribui para o crescimento de agravos nutricionais. A escola é um ambiente
importante para a promoção de hábitos saudáveis. O objetivo foi descrever os
saberes dos adolescentes escolares sobre hábitos e alimentação saudável.
Estudo qualitativo, realizado em uma escola pública em Fortaleza, Ceará,
Brasil. Participaram 14 estudantes escolhidos por conveniência, 12 do sexo
feminino e 2 do sexo masculino. Para a construção dos saberes foi realizada
uma oficina com dois grupos de estudantes do 6ºano do ensino fundamental, cada
um com sete participantes. Utilizou-se a dinâmica criativo sensível, que
valoriza a singularidade de cada participante e a coletivização das
experiências. Fundamentada no referencial teórico de Paulo Freire, propiciou a
produção de conhecimento a partir do senso comum e do saber científico. Foram
expostas imagens variadas de alimentos e distribuída folha em branco para
produção das experiências na temática. No primeiro momento o adolescente
representava em desenho, uma refeição que ele escolheria, optando por alguns
dos alimentos apresentados. No segundo momento responderam ao questionamento:
como podemos fazer para ter hábitosalimentares saudáveis? Durante as
conversas na roda discutiu-se as respostas relacionando-as com as orientações
do Manual das Cantinas (Brasil, 2010) que faz comparação entre os alimentos e
as cores do semáforo de trânsito chamando atenção aos adolescentes sobre
alimentação adequada e saúde. As informações foram sintetizadas nascategorias
temáticas que destacam poucos adolescentes aderem a hábitos alimentares
saudáveis; relataram a facilidade de obter alimentos pouco nutritivos e com
alto teor calórico. As discussões provocaram reflexões aos participantes,
permitindo que os saberes fossem compartilhados criando uma experiência comum
de aprendizados. Portanto, a dinâmica permitiu refletir sobrehábitos
alimentares dos adolescentes contribuindo para ações do enfermeiro na saúde
escolar.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentação saudável para adolescentes [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2004 [acessado em 18/06/18]. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Orientações para o atendimento à saúde da adolescente. Brasília; Ministério da Saúde; 2 ed; set. 2013. |