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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4149182


4149182

CONSTRUINDO SABERES COM ADOLESCENTES ESCOLARES NA ESCOLHA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Autores:
Maria Veraci Oliveira Queiroz|veracioq@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará ; Natalia dos Santos Maciel|naty_smiga@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Francisco Clécio da Silva Dutra|cleciouece@gmail.com|enfermeiro|mestrando|enfermeiro Assistencial|universidade Estadual do Ceará ; Consuelo Helena Aires de Freitas|consueloaires@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Ceará

Resumo:
CONSTRUINDO SABERES COM ADOLESCENTES ESCOLARES NA ESCOLHA DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Maria Veraci Oliveira Queiroz Natália dos Santos Maciel Francisco Clécio da Silva Dutra Consuelo Helena Aires de Freitas O aumento do número de adolescentes com hábitos alimentares inadequados contribui para o crescimento de agravos nutricionais. A escola é um ambiente importante para a promoção de hábitos saudáveis. O objetivo foi descrever os saberes dos adolescentes escolares sobre hábitos e alimentação saudável. Estudo qualitativo, realizado em uma escola pública em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 14 estudantes escolhidos por conveniência, 12 do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Para a construção dos saberes foi realizada uma oficina com dois grupos de estudantes do 6ºano do ensino fundamental, cada um com sete participantes. Utilizou-se a dinâmica criativo sensível, que valoriza a singularidade de cada participante e a coletivização das experiências. Fundamentada no referencial teórico de Paulo Freire, propiciou a produção de conhecimento a partir do senso comum e do saber científico. Foram expostas imagens variadas de alimentos e distribuída folha em branco para produção das experiências na temática.  No primeiro momento o adolescente representava em desenho, uma refeição que ele escolheria, optando por alguns dos alimentos apresentados. No segundo momento responderam ao questionamento: como podemos fazer para ter hábitosalimentares saudáveis?  Durante as conversas na roda discutiu-se as respostas relacionando-as com as orientações do Manual das Cantinas (Brasil, 2010) que faz comparação entre os alimentos e as cores do semáforo de trânsito chamando atenção aos adolescentes sobre alimentação adequada e saúde. As informações foram sintetizadas nascategorias temáticas que destacam poucos adolescentes aderem a hábitos alimentares saudáveis; relataram a facilidade de obter alimentos pouco nutritivos e com alto teor calórico. As discussões provocaram reflexões aos participantes, permitindo que os saberes fossem compartilhados criando uma experiência comum de aprendizados. Portanto, a dinâmica permitiu refletir sobrehábitos alimentares dos adolescentes contribuindo para ações do enfermeiro na saúde escolar.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentação saudável para adolescentes [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2004 [acessado em 18/06/18]. Disponível em: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Orientações para o atendimento à saúde da adolescente. Brasília; Ministério da Saúde; 2 ed; set. 2013.