4135535 | DENSIDADES DE PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO NA PESQUISA METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM | Autores: Elizabeth|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|doutor|docente|uea |
Resumo: **Introdução**: A Pesquisa Metodológica (PM) emerge nas publicações em enfermagem em 2006 e apresenta significativo aumento a partir de 2015. É a investigação dos métodos, envolvendo a produção-construção, a validação e a avaliação destes, com foco no desenvolvimento de novos instrumentos-produtos-tecnologias para o ensino e para educação em saúde. **Objetivo**: refletir sobre três densidades de participação do público-alvo na pesquisa metodológica em enfermagem no Brasil. **Três densidades de participação**: A primeira densidade, de baixa intensidade, é possibilitada após-a-criação do instrumento-tecnologia, em que o público-alvo é partícipe da etapa de validação semântica ou de aparência. Nessa etapa, o público-alvo entra em contato direto com o instrumento-tecnologia produzido após ter sido validado por juízes-especialistas, e se manifesta. A segunda densidade, de média intensidade, é possibilitada antes-da-criação do instrumento-tecnologia. O público-alvo participa de uma fase diagnóstica-exploratória, e o pesquisador identifica o saber-fazer cotidiano do público-alvo no que tange ao conteúdo do instrumento-tecnologia. A terceira densidade, de alta intensidade, é viabilizada com a co-criação do instrumento-tecnologia. O público-alvo não só manifesta seu saber-fazer cotidiano como participa da criação. O desenvolvimento participativo de instrumentos-tecnologias, na nossa experiência de pesquisa, tem se dado por meio de grupos focais de desenvolvimento, em que, pesquisador e público-alvo, juntos, organizaram, elaboraram, ilustraram, enumeraram, enfim, teceram juntos tanto o conteúdo como a aparência. **Considerações Finais:** O uso das três densidades de participação podem ser consideradas novas possibilidades para investigadores “metodológicos” na enfermagem, interessados em fazer incursões nas abordagens participativas. Considera-se que a densidade de alta intensidade oportuniza o empowerment enquanto aumento de poder pessoal e coletivo de indivíduos e grupos sociais.
Referências: Teixeira E. Tecnologias Educacionais em Foco. São Paulo: Difusão; 2014. |