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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4097010


4097010

ESTÁGIO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA EM UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA: ESTRATÉGIAS PARA TOMADA DE DECISÃO E AUTONOMIA

Autores:
Ana Cristina Silva de Carvalho|ac.carvalho@globo.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira/profª Adjunta Mestre|into / Unigranrio ; Alessandra Cabral de Lacerda|aleclacerda@globo.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira/profª Adjunta Mestre|into / Unigranrio ; Marisa Peter Silva|mpeter@into.saude.gov.br|enfermeira|mestre Em Educação|enfermeira Tutora do Into|into

Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação do enfermeiro requer desenvolvimento de competências teóricas e práticas. O ensino clínico na enfermagem é usualmente designado nas instituições como estágio e proporciona aos acadêmicos momentos de aproximação com a vida profissional(1). Como Enfermeiras da Divisão de Ensino e Pesquisa de um Instituto de Referência Nacional em Traumatologia e Ortopedia e vivenciando a experiência do Convênio com alunos de graduação de uma Universidade Privada do Estado do Rio de janeiro, onde autoras lecionam consideramos a importância de descrever o impacto na Assistência de Enfermagem através da crítica reflexiva dos graduandos de enfermagem sobre o Cuidado e Gerenciamento das ações de Enfermagem na Instituição. OBJETIVO: Relatar as atividades práticas do Estágio de Enfermagem de uma universidade Privada do Estado do Rio de Janeiro no Cenário de uma Instituição Especializada. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório na modalidade de relato de experiência. RESULTADOS: Os alunos de enfermagem são estimulados mediante reflexões provocadas em uma grade curricular pautada em metodologias ativas a atuarem no cenário de prática com ênfase em críticas sobre a assistência, tomada de decisão e compromisso na comunicação efetiva aos profissionais diariamente, além de atuarem com os Enfermeiros como líderes de equipes. CONTRIBUIÇÕES: Consideramos a experiência como exitosa para ambas Instituições, ao promover o contato dos alunos  e apreensão de práticas de enfermagem desenvolvidas com qualidade em uma Instituição de excelência no Cuidado vislumbrando o Sistema Único de Saúde em espaços especializados, o que contribui para o acadêmico de enfermagem refletir sobre o proposto, fazendo os mesmos retornarem à Instituição para Cursos de Aperfeiçoamento, atualização e Residência de Enfermagem em convênio com uma Universidade Pública e Federal do Rio de Janeiro, proporcionando assim maior visibilidade e reconhecimento destas especialidades.


Referências:
Alarcão I, Rua M. Interdisciplinaridade, estágios clínicos e desenvolvimento de competências. Texto Contexto Enferm 2005; 14(3): 373-82