4097010 | ESTÁGIO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA EM UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA: ESTRATÉGIAS PARA TOMADA DE DECISÃO E AUTONOMIA | Autores: Ana Cristina Silva de Carvalho|ac.carvalho@globo.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira/profª Adjunta Mestre|into / Unigranrio ; Alessandra Cabral de Lacerda|aleclacerda@globo.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira/profª Adjunta Mestre|into / Unigranrio ; Marisa Peter Silva|mpeter@into.saude.gov.br|enfermeira|mestre Em Educação|enfermeira Tutora do Into|into |
Resumo: INTRODUÇÃO: A formação do enfermeiro requer desenvolvimento de competências
teóricas e práticas. O ensino clínico na enfermagem é usualmente designado nas
instituições como estágio e proporciona aos acadêmicos momentos de aproximação
com a vida profissional(1). Como Enfermeiras da Divisão de Ensino e Pesquisa
de um Instituto de Referência Nacional em Traumatologia e Ortopedia e
vivenciando a experiência do Convênio com alunos de graduação de uma
Universidade Privada do Estado do Rio de janeiro, onde autoras lecionam
consideramos a importância de descrever o impacto na Assistência de Enfermagem
através da crítica reflexiva dos graduandos de enfermagem sobre o Cuidado e
Gerenciamento das ações de Enfermagem na Instituição. OBJETIVO: Relatar as
atividades práticas do Estágio de Enfermagem de uma universidade Privada do
Estado do Rio de Janeiro no Cenário de uma Instituição Especializada.
METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório na modalidade de
relato de experiência. RESULTADOS: Os alunos de enfermagem são estimulados
mediante reflexões provocadas em uma grade curricular pautada em metodologias
ativas a atuarem no cenário de prática com ênfase em críticas sobre a
assistência, tomada de decisão e compromisso na comunicação efetiva aos
profissionais diariamente, além de atuarem com os Enfermeiros como líderes de
equipes. CONTRIBUIÇÕES: Consideramos a experiência como exitosa para ambas
Instituições, ao promover o contato dos alunos e apreensão de práticas de
enfermagem desenvolvidas com qualidade em uma Instituição de excelência no
Cuidado vislumbrando o Sistema Único de Saúde em espaços especializados, o que
contribui para o acadêmico de enfermagem refletir sobre o proposto, fazendo os
mesmos retornarem à Instituição para Cursos de Aperfeiçoamento, atualização e
Residência de Enfermagem em convênio com uma Universidade Pública e Federal do
Rio de Janeiro, proporcionando assim maior visibilidade e reconhecimento
destas especialidades.
Referências: Alarcão I, Rua M. Interdisciplinaridade, estágios clínicos e desenvolvimento de competências. Texto Contexto Enferm 2005; 14(3): 373-82 |