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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 4076382


4076382

Educação Interprofissional por meio do Estágio Rural Supervisionado

Autores:
Jussara Gue Martini|jussarague@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Educação|professora|universidade Federal de Santa Catarina ; Cássia Rozária da Silva Souza|crsouza@uea.edu.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora|universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
A proposta de interiorização para os discentes da área da saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) busca oportunizar um espaço de formação interprofissional por meio do Estágio Rural Supervisionado, efetivado em 2006, onde os estudantes da área da saúde conseguem experienciar a realidade dos municípios do interior do Estado do Amazonas (ALSHARIF, 2012). O Estágio Rural (ER) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), como proposta obrigatória na matriz curricular da formação de nossos acadêmicos (Enfermagem, Medicina e Odontologia).  Estudo de Caso, descritivo, exploratória e com abordagem qualitativa, desenvolvida na Escola de Saúde (ESA)/UEA tendo como participantes os discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia que haviam cursaram a disciplina de Estágio Rural em Saúde Coletiva em 2016. Os estudantes apontaram que a interação com outros profissionais e discentes de outros cursos, permitiu o reconhecimento do que o ‘outro’ é capaz de realizar enquanto ação positiva e coletiva em prol da saúde do cidadão e da comunidade, favorecendo uma formação mais humanística e reflexiva. Ao se deparar com as potencialidades e fragilidades que o outro profissional enfrenta, o discente pode perceber que as ações conjuntas permitem alcançar um nível maior de efetividade. Os estudantes destacaram que sua formação profissional foi qualificada pela atuação em situações práticas, com oportunidades para discernir quais as aprendizagens que podem atender às necessidades de atenção à saúde das pessoas, famílias e comunidades, oportunizando assim, um possível crescimento pessoal, profissional e do coletivo enquanto formação (CAMARA, AMCS; GROSSEMAN, S  e  PINHO, DLM, .  As atividades da disciplina de estágio se constituem em uma prática de educação interprofissional que possibilita que os alunos aprendam sobre os outros, com os outros e entre si. Nesse sentido, corrobora para práticas interdisciplinares e coletivas, socializando ideias e compartilhando responsabilidades e decisões, fortalecendo e qualificando o cuidado e a assistência ao usuário.


Referências:
ALSHARIF, NZ. Cultural humility and interprofissional education and practice: a winning combination. American Journal of Pharmaceutical Education, 2012; 76(7):1-2. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3448458/pdf/ajpe767120. pdf. Acesso em: 28 de out de 2018. 2015). Educação Interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu). 2015, vol.19, suppl.1, pp.817-829. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v19s1/1807-5762-icse-19-s1-0817.pdf. Acesso em: 28 de out de 2018.