4044264 | BIOSSEGURANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL | Autores: Alexandre Aguiar Pereira|alexandre_ap22@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde da Mulher E da Criança|residente de Enfermagem|fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (fscmp)/universidade do Estado do Pará (uepa) ; Diully Siqueira Monteiro|diullymonteiro38@gmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Fernando Kleber Martins Barbosa|klebe28@gmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Regiane Camarão Farias|regianecamarao@hotmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues|ilar@globo.com|docente de Enfermagem|doutora Em Enfermagem|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) |
Resumo: **Objetivo: **Validar uma tecnologia educacional sobre biossegurança para utilização de profissionais da Atenção Primária em Saúde. **Método:** Estudo metodológico para validação de um aplicativo sobre biossegurança, composto de 20 páginas digitais, submetido à apreciação de 11 juízes e 13 profissionais de saúde como público-alvo. Para coleta de dados utilizou-se a escala _Likert_. A análise ocorreu por meio da estatística descritiva, no sistema _Microsoft Office Excel_ e _Statistic Package for Social Sciences (SPSS)_ versão 24.0 e aplicação de testes estatísticos, _Alpha_ de _Cronbach_ e teste ANOVA, para verificar a confiabilidade e validade do material. **Resultados:** As avaliações dos juízes e público-alvo revelaram índices de 85,7% e 92,46% respectivamente, demonstrando alta aceitabilidade para todos os itens da escala. O teste _Alpha _de_ Cronbach_, com valores de 0,971 e 0,934, para juízes e público-alvo respectivamente, mostrou índices de alta confiabilidade. O ANOVA testou as hipóteses H0 e H1 e aceitou H0, não havendo diferença significativa na avaliação dos juízes e público-alvo em relação à apropriação do uso da tecnologia. A tecnologia foi considerada satisfatória quanto ao seu objetivo e seu uso é apropriado para intermediar as ações dos profissionais nas práticas cotidianas em Unidades Básicas de Saúde. **Conclusão:** Obteve-se êxito na validação da tecnologia educacional, podendo-se afirmar que é um instrumento apropriado e de confiabilidade, referendando seu uso nas práticas de biossegurança na Atenção Primária em Saúde. **Implicações para a Enfermagem: **Entende-se que o aplicativo pode promover conhecimento acerca da biossegurança, prevenindo e eliminando riscos no processo de trabalho em saúde e enfermagem, uma vez que o uso de tecnologias validadas permite maior ênfase ao processo ensino-aprendizagem e na comunicação.
Referências: 1. Porto JS, Marziale MHP. Motivos e consequências da baixa adesão às precauções padrão pela equipe de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2016 [acesso em 2018 nov. 18]; 37(2): 573-95. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.57395
2. Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line. [Internet]. fev 2017 [acesso em 2018 dez. 11]; 11(Supl. 2): 1044-51. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/13475/16181
3. Brasil GB, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Palmeira IP. Tecnologia educacional para pessoas que convivem com HIV: estudo de validação. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2019 jan. 08]; 71(suppl 4): 1754-9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0824 |