4014190 | PESQUISA APRECIATIVA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO, A PESQUISA E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | Autores: Valquiria Toledo Souto|valquiriatoledo@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Cristiane Trivisiol Arnemann|cris.trivisiol@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Colégio Politécnico|universidade Federal de Santa Maria ; Amanda de Lemos Mello|amandamello6@yahoo.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora Substituta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Ariane Naidon Cattani|arianecattani@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Saúde Mental|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Marlene Gomes Terra|martesm@hotmail.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria |
Resumo: Objetivo: apresentar a Pesquisa Apreciativa (PA) como um referencial
metodológico que pode mediar processos de ensino, pesquisa e assistência em
enfermagem. Método: estudo de caráter teórico-reflexivo a partir da
experiência das autoras no desenvolvimento de pesquisas com a utilização da
PA. Descreve características da PA, e reflexões sobre a possibilidade de sua
utilização como caminho metodológico no processo de ensino e assistência de
enfermagem. Resultados: toda ação humana, seja em direção a formulações
teóricas e/ou práticas, tem sua origem no raciocínio humano. O que se sugere
nesse estudo é que este raciocínio, dependendo de sua finalidade, seja mediado
pela Pesquisa Apreciativa. A PA é uma abordagem inovadora no campo da pesquisa
em saúde, que, diferentemente de abordagens que partem de um problema de
determinado contexto (prático ou teórico), possui como ponto de partida a
apreciação de experiências positivas. Viabilizada pelo “Ciclo 4Ds”
(_Discovery, Dream, Design, Destiny_), possibilita que um grupo de
participantes construa estratégias de fortalecimento das melhores práticas (ou
teorias sobre práticas). No âmbito do ensino, poderia ser aplicada para
explorar e fixar melhores práticas de determinado tema. O desenvolvimento do
tema “acolhimento”, por exemplo, poderia ser explorado mediante as questões:
“Quais as boas práticas? O que seria o ideal? Como deve ser? Como garantir? No
âmbito da assistência, questões similares seriam utilizadas para valorizar e
fixar melhores práticas de enfermagem ou dos sujeitos, nos diferentes
contextos, sendo especialmente pertinente para fins de empoderamento de
usuários e valorização de trabalhadores. Conclusão: A PA é pertinente para
contextos de intervenção que tenham por finalidade dar ênfase às melhores
práticas. Implicações para a Enfermagem: a PA emerge como possibilidade e
alternativa para a prática de enfermeiros, que poderão desenvolver ações não
apenas a partir de problemas identificados, mas de melhores práticas já
existentes.
Referências: ARNEMANN, C. T.; GASTALDO, D.; KRUSE, M. H. L. Pesquisa Apreciativa: características, utilização e possibilidades para a área da Saúde no Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2018, v. 22, n. 64, pp. 121-131.
ARNEMANN, C. T.; KRUZE, M.H.L; TERRA, M.; MELLO, A. L; SOUTO, V. T Pesquisa Apreciativa. In: LACERDA, M. R.; RIBEIRO, R. P.; COSTENARO, R. G. S. (orgs). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2018.
COOPERRIDER, D. L.; WHITNEY, D. Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para a gestão de mudanças (N. Freire, Trad.). Rio de Janeiro: Qualitymark; 2005.
RIDLEY-DUFF, R. J.; DUNCAN, G. What is critical appreciation? Insights from studying the critical turn in an appreciative inquiry. Human Relations, New York, v. 68, n. 10, p. 1-21, 2015 |