3998202 | ANÁLISE DO PROGRAMA DO CUIDADO CULTURAL À LUZ DA TEORIA DE INTERVENÇÃO PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA | Autores: Lilian Cristina Rezende|lilianc.enf@gmail.com|enfermeira|mestre|estudante de Doutorado|universidade Federal de Minas Gerais ; Nathalya Casallas Hernandez|ncasallash@unal.edu.co|enfermeira|mestre|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Minas Gerais ; Vilma Florisa Velásquez Gutierrez|vvelasquez@unal.edu.co|enfermeira|doutor|professor|escola de Enfermagem Unal - Colômbia ; Maria José Menezes Brito|mariajosejobrito@gmail.com|enfermeira|doutor|professora|universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: Idosos portadores de deficiência física requerem cuidados consonantes com suas
necessidades, sendo fundamental a participação familiar. O cuidado cultural,
apresenta-se como possibilidade de garantir o olhar integral e intervenções
adaptadas aos estilos de vida e às necessidades, com reconhecimento da
diversidade. Objetivou-se analisar a aplicação do programa de cuidado cultural
junto a famílias de idosos com deficiência física, à luz da Teoria de
Intervenção Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). **Método:**
estudo descritivo realizado na Colômbia. Participaram trinta e um famílias de
idosos com deficiência física. Etapas direcionadas para a realidade objetiva:
Captação: compreensão do fenômeno face à realidade estrutural, particular e
singular; Interpretação: diagnóstico de processos familiares disfuncionais;
Intervenção: criação do programa de cuidado cultural para atendimento das
necessidades e aplicação do programa mediante seis visitas com atividade
lúdicas e práticas de autocuidado; Avaliação da funcionalidade familiar.
**Resultados:** mudanças nos processos familiares disfuncionais; aumento na
funcionalidade familiar: reconhecimento da família e dos seus valores, aumento
da percepção de proteção e segurança, trabalho em equipe, resgate de crenças,
tradições e união familiar. **Considerações finais:** O programa possibilitou
intervenções baseadas nas necessidades percebidas pela família em diálogo com
a equipe visando assegurar a adaptabilidade e o cuidado culturalmente
congruente.**Implicações para a enfermagem**: melhorias nas ações de promoção,
proteção e recuperação da saúde e incorporação de novos conhecimentos
aprimorando do cuidado de enfermagem.Idosos portadores de deficiência física
requerem cuidados consonantes com suas necessidades, sendo fundamental a
participação familiar. O cuidado cultural, apresenta-se como possibilidade de
garantir o olhar integral e intervenções adaptadas aos estilos de vida e às
necessidades, com reconhecimento da diversidade. Objetivou-se analisar a
aplicação do programa de cuidado cultural junto a famílias de idosos com
deficiência física, à luz da Teoria de Intervenção Prática de Enfermagem em
Saúde Coletiva (TIPESC). **Método:** estudo descritivo realizado na Colômbia.
Participaram trinta e um famílias de idosos com deficiência física. Etapas
direcionadas para a realidade objetiva: Captação: compreensão do fenômeno face
à realidade estrutural, particular e singular; Interpretação: diagnóstico de
processos familiares disfuncionais; Intervenção: criação do programa de
cuidado cultural para atendimento das necessidades e aplicação do programa
mediante seis visitas com atividade lúdicas e práticas de autocuidado;
Avaliação da funcionalidade familiar. **Resultados:** mudanças nos processos
familiares disfuncionais; aumento na funcionalidade familiar: reconhecimento
da família e dos seus valores, aumento da percepção de proteção e segurança,
trabalho em equipe, resgate de crenças, tradições e união familiar.
**Considerações finais:** O programa possibilitou intervenções baseadas nas
necessidades percebidas pela família em diálogo com a equipe visando assegurar
a adaptabilidade e o cuidado culturalmente congruente.**Implicações para a
enfermagem**: melhorias nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde
e incorporação de novos conhecimentos aprimorando do cuidado de enfermagem.
Referências: ALCALDIA MUNICIPAL FACATATIVÁ. Municipal de Facatativá. v. 2012, p. 1–203, 2015.
CASALLAS, N.; VELASQUEZ, V. EFECTO PROGRAMA DE CUIDADO CULTURAL EN LA FUNCIONALIDAD FAMILIAR: DESDE PERSONAS MAYORES CON DISCAPACIDAD, FACATATIVÁ, CUNDINAMARCA *. Revista Latinoamericada de Estudios de Familia, v. 9, p. 50;64, 2017.
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SANNA, M. C. Os processos de trabalho em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 2, p. 221–224, 2007. |