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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3998202


3998202

ANÁLISE DO PROGRAMA DO CUIDADO CULTURAL À LUZ DA TEORIA DE INTERVENÇÃO PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA

Autores:
Lilian Cristina Rezende|lilianc.enf@gmail.com|enfermeira|mestre|estudante de Doutorado|universidade Federal de Minas Gerais ; Nathalya Casallas Hernandez|ncasallash@unal.edu.co|enfermeira|mestre|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Minas Gerais ; Vilma Florisa Velásquez Gutierrez|vvelasquez@unal.edu.co|enfermeira|doutor|professor|escola de Enfermagem Unal - Colômbia ; Maria José Menezes Brito|mariajosejobrito@gmail.com|enfermeira|doutor|professora|universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Idosos portadores de deficiência física requerem cuidados consonantes com suas necessidades, sendo fundamental a participação familiar. O cuidado cultural, apresenta-se como possibilidade de garantir o olhar integral e intervenções adaptadas aos estilos de vida e às necessidades, com reconhecimento da diversidade. Objetivou-se analisar a aplicação do programa de cuidado cultural junto a famílias de idosos com deficiência física, à luz da Teoria de Intervenção Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). **Método:** estudo descritivo realizado na Colômbia. Participaram trinta e um famílias de idosos com deficiência física. Etapas direcionadas para a realidade objetiva: Captação: compreensão do fenômeno face à realidade estrutural, particular e singular; Interpretação: diagnóstico de processos familiares disfuncionais; Intervenção: criação do programa de cuidado cultural para atendimento das necessidades e aplicação do programa mediante seis visitas com atividade lúdicas e práticas de autocuidado; Avaliação da funcionalidade familiar. **Resultados:** mudanças nos processos familiares disfuncionais; aumento na funcionalidade familiar: reconhecimento da família e dos seus valores, aumento da percepção de proteção e segurança, trabalho em equipe, resgate de crenças, tradições e união familiar. **Considerações finais:** O programa possibilitou intervenções baseadas nas necessidades percebidas pela família em diálogo com a equipe visando assegurar a adaptabilidade e o cuidado culturalmente congruente.**Implicações para a enfermagem**: melhorias nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e incorporação de novos conhecimentos aprimorando do cuidado de enfermagem.Idosos portadores de deficiência física requerem cuidados consonantes com suas necessidades, sendo fundamental a participação familiar. O cuidado cultural, apresenta-se como possibilidade de garantir o olhar integral e intervenções adaptadas aos estilos de vida e às necessidades, com reconhecimento da diversidade. Objetivou-se analisar a aplicação do programa de cuidado cultural junto a famílias de idosos com deficiência física, à luz da Teoria de Intervenção Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). **Método:** estudo descritivo realizado na Colômbia. Participaram trinta e um famílias de idosos com deficiência física. Etapas direcionadas para a realidade objetiva: Captação: compreensão do fenômeno face à realidade estrutural, particular e singular; Interpretação: diagnóstico de processos familiares disfuncionais; Intervenção: criação do programa de cuidado cultural para atendimento das necessidades e aplicação do programa mediante seis visitas com atividade lúdicas e práticas de autocuidado; Avaliação da funcionalidade familiar. **Resultados:** mudanças nos processos familiares disfuncionais; aumento na funcionalidade familiar: reconhecimento da família e dos seus valores, aumento da percepção de proteção e segurança, trabalho em equipe, resgate de crenças, tradições e união familiar. **Considerações finais:** O programa possibilitou intervenções baseadas nas necessidades percebidas pela família em diálogo com a equipe visando assegurar a adaptabilidade e o cuidado culturalmente congruente.**Implicações para a enfermagem**: melhorias nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e incorporação de novos conhecimentos aprimorando do cuidado de enfermagem.


Referências:
ALCALDIA MUNICIPAL FACATATIVÁ. Municipal de Facatativá. v. 2012, p. 1–203, 2015. CASALLAS, N.; VELASQUEZ, V. EFECTO PROGRAMA DE CUIDADO CULTURAL EN LA FUNCIONALIDAD FAMILIAR: DESDE PERSONAS MAYORES CON DISCAPACIDAD, FACATATIVÁ, CUNDINAMARCA *. Revista Latinoamericada de Estudios de Familia, v. 9, p. 50;64, 2017. COLOMBIA. Política de atención integral en salud. Ministerio de Salud y Protección Social, p. 97, 2014. FRIEDEMANN M, SMITH A. A triangulation approach to testing a family instrument. Western Journal of Nursing Research, p. 364 -378, 1997. NANDA, I. Diagnósticos Enfermeros Definiciones y Clasificación 2012-2014. [s.l: s.n.]. QUEIROZ, V.; EGRY, E. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva, fundamentadas no materialismo histórico e dialético. Rev. Bras. Enf, v. 41, n. 1, p. 26–33, 1988. SANNA, M. C. Os processos de trabalho em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 2, p. 221–224, 2007.