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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3984351


3984351

ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL PARA O BRASIL DE UM GUIA AUTOINSTRUCIONAL PARA RACIOCÍNIO CLÍNICO DIAGNÓSTICO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Lidia Santiago Guandalini|li.guandalini@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Cardiologia|mestranda|escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo ; Mary G Tesoro|marygtesoro@gmail.com|enfermeira|doutora|assistant Professor|lehman College In Bronx, New York ; Camila Takao Lopes|camilatakao@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta da Disciplina Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Clínica E Cirúrgica|escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo ; Alba Lucia Bottura Leite de Barros|albaluciabb@hotmail.com|enfermeira|livre-docente|professo Titular|escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
**Objetivo**: Realizar a adaptação transcultural para o Brasil e validação de conteúdo de um guia autoinstrucional para raciocínio clínico (GARC), estudos de caso, questionário sobre percepções dos estudantes e um manual de pontuação durante a tomada de decisão. **Método**: Estudo metodológico de tradução e adaptação transcultural seguindo as etapas: 1) Tradução Inglês-Português; 2) Síntese e resolução de discrepâncias das duas traduções; 3) Retrotradução; 4) Revisão da retrotradução pela autora do instrumento original; 5) Revisão iterativa relacionado aos itens com problemas de tradução/retrotradução; 6) Consolidação de toda tradução e avaliação em um único instrumento adequado para avaliação interna; 7) Revisão por comitê de especialistas quanto a equivalência cultural e validade de conteúdo (clareza e pertinência prática). Consideraram-se satisfatórios valores de concordância entre experts >80% e índice de validade de conteúdo (IVC) > 0,8; 8) Preparo do instrumento pré-final e 9) Pré-teste: ensaio clínico randomizado com 25 estudantes de enfermagem (Grupo Intervenção, n=14, usando GARC para resolução de estudos de caso e Grupo Controle, n=11, sem uso do GARC). **Resultados**: Pequenos ajustes foram necessários durante o processo de adaptação transcultural (p.ex. “Albuterol” foi modificado para “Salbutamol”). Itens que apresentaram baixa concordância entre os especialistas na etapa 7 foram revistos seguindo suas recomendações, após isto a concordância e o IVC foram superiores a 80% e 0,80 respectivamente. No pré-teste, não houve diferença na acurácia diagnóstica entre os grupos Intervenção e Controle.  **Conclusão**: Todos os instrumentos foram adaptados para o Brasil e tiveram validação de conteúdo satisfatória, sem efeito sobre a acurácia diagnóstica dos estudantes de enfermagem. Estudos posteriores com tamanho amostral maior se fazem necessários.  **Implicações para a Enfermagem**:  Guias autoinstrucionais poderão auxiliar estudantes e profissionais de enfermagem na acurácia diagnóstica.


Referências:
1) Cerullo JASB, Cruz, DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am Enfermagem. 2010;18(1):124-9. 2) Cruz DALM, Pimenta CM, Lunney M. Improving critical thinking and clinical reasoning with a continuing education course. J Contin Educ Nurs. 2009;40(3):121-127. 3) Collins A. Effect of continuing nursing education on nurses´ attitude toward and accuracy of nursing diagnosis. International Journal of Nursing Knowledge. 2013;24(3): 122-128. 4) Tesoro MG. Effects of using developing nurses’ thinking model on nursing students’ diagnostic accuracy. Journal of Nursing Education. 2012;51(8):436-443.