3924198 | TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM CONTRIBUIÇÃO À SAÚDE DOS IDOSOS | Autores: Rachel da Silva Serejo Cardoso|rachelserejo@bol.com.br|professor|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde Uff|professor|universidade Estácio de Sá ; Selma Petra Chaves Sá|selmapetrasa@gmail.com|professor|pós Doutora Em Enfermagem|professor Titular|universidade Federal Fluminense ; Vera Maria Sabóia|verasaboia@uol.com.br|professor Titular|doutorado|vice Coordenadora da Pós Graduação|universidade Federal Fluminense |
Resumo: **Introdução: **
O envelhecimento pode trazer diversas implicações para a qualidade de vida do
indivíduo impactando nas atividades de vida diárias. Assim, o cuidador é uma
peça fundamental para atender as necessidades da pessoa idosa, de forma a
promover o bem-estar, a segurança, o conforto e principalmente incentivando a
autonomia e independência. Perante isso, nota-se a importância da educação em
saúde para os cuidadores com vista ao cuidado aos idosos de forma orientada.
Um instrumento de mediação pode colaborar nesse processo, as tecnologias
educacionais (TE), são ferramentas facilitadoras e valiosas para facilitar o
aprendizado de forma interativa, criativa e objetiva.
**Objetivo: **Desenvolver TE com os cuidadores de idosos a partir de necessidades, dificuldades e interesses em relação ao cuidado com o idoso.
**Métodos **
Qualitativo, participante se insere no contexto educacional. Utilizou-se os
conceitos de Paulo Freire: relação dialógica e educação problematizadora. A
coleta de dados utilizou as diretrizes do World Café Europe em 4 momentos e a
analisado, pela categoria temática Bardin. Os grupos dos 2 cenários (FURNAS
/CASIC-UFF) foram: cuidadores formais e informais.
**Resultados e Discussões:** A **1º classe** temática: necessidades dos cuidadores. A **2º classe**: dificuldades para realizar o cuidado e a **3º classe**: interesses no que tange aos cuidados com o idoso em várias dimensões: cuidado prático e nas relações subjetivas. As TE foram: manual e em mídia disponível no _Youtube_ no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=AuoxV5Wjh1
**Considerações Finais**: O desenvolvimento da TE foi capaz de promover nos sujeitos a consciência da situação real e a efetivação das práxis ao cuidar, superando a visão meramente técnica e abstrata dos cuidadores. Este estudo indica que existem demandas educacionais que ocupam lugar de destaque. Contribui para orientação e informação do cuidado com o idoso, para a tomada de decisão do cuidador e para a educação gerontológica.
Referências: Cardoso RSS, Bom FS, Maia TN, Alves Junior ED, Sá SPC. Tecnologia educacional desenvolvida ou utilizada para o cuidador de idosos: uma revisão integrativa. Rev Enferm UFPE[Internet]. 2015 [cited 2016 Jun 09];9(10):1565-71. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/7991/pdf_9250
FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra; 2014.
Brown J, Isaacs D. The world café: shaping our futures through conversations that matter. São Francisco: Berrett Koehler Publishers; 2005. 10. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta; 2011.
Barbosa AL, Cruz J, Figueiredo D, Marques A, Sousa L. Cuidar de idosos com demência em instituições: competências, dificuldades e necessidades percepcionadas pelos cuidadores formais. Psicol Saúde Doenças [Internet]. 2011[cited 2016 Jun 09];12(1):119-29. Available from: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v12n1/v12n1a08.pdf |