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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3909254


3909254

AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE AS METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS EM TREINAMENTO EM SAÚDE

Autores:
Suely Pedreira Xavier da Silveira|suely.pedreira@hportugues.com.br|enfermeira|especialista Em Enfermagem Médico-cirúrgica Sob Forma de Residência, Residência de Enfermagem Em Medicina do Aparelho Locomotor, Especialista Em Administração E Administração E ; Caroline Nino Rosa|ninocarol8@gmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estagiária de Enfermagem Em Pesquisa|universidade Federal da Bahia ; Larissa Paranhos Silva Campos|lariparanhos@hotmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estagiária de Enfermagem Em Pesquisa|universidade Federal da Bahia ; Tamara Silva de Souza|tamara.souza@hportugues.com.br|estudante|graduanda Em Enfermagem|estagiária de Enfermagem Em Pesquisa|universidade Salvador ; Lázaro Souza da Silva|lazo_lss@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|doutorando Em Enfermagem E Saúde Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal da Bahia

Resumo:
Objetivo: Identificar a origem da aquisição do conhecimento acerca das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Método: Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 44 participantes compostos por enfermeiros trainee e estagiários da área da saúde. A coleta de dados ocorreu em março e abril de 2019, em um hospital privado do estado da Bahia, por meio de um questionário autoaplicável contendo questões objetivas de múltipla escolha. Os dados foram organizados no Microsoft Excel, e analisados através de estatística descritiva simples. Houve submissão e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa pelo parecer de número 08750919.1.0000.5029. Resultados: Dos entrevistados, 54,5% desconheciam as Metas Internacionais de Segurança do paciente. 45,5% informaram conhecê-las, destes, 66,7 % adquiriram esse conhecimento através da formação acadêmica, por meio de abordagens distribuídas ao longo do curso (40%). A aquisição também se deu a partir do ingresso na instituição hospitalar, correspondendo a 35% adquiridos principalmente por meio de capacitações, treinamentos (33,33%) e eventos promovidos pela instituição (33,33%). Conclusão: Foi perceptível o papel tanto das instituições de ensino superior, quanto das instituições hospitalares na aquisição de conhecimento acerca das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Porém, a maioria dos entrevistados desconhecia as Metas. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: O estudo contribuiu ao demonstrar a necessidade iminente de revisar os conteúdos sobre a temática que são abordados na grade curricular das Instituições de Ensino Superior em saúde, assim como as ações de educação permanente, como treinamentos, capacitações e eventos implementados pela instituição de saúde.


Referências:
World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: forward programme. Genebra; 2005 Troyen A, Brennan MPH, Lucian L, Leape MD, Nan M, Laird D, et al. Incidence of adverse events and negligence in hospitalized patients. Results of the Harvard Medical Practice Study I. New England Journal of Medicine. 1991;324(6):370-6. Bueno, AAB.; Fassarella, CS. Segurança do paciente: Uma reflexão sobre sua trajetória histórica. Rev Rede Cuidados Em Saúde. 2012;6(1):1-9.