3832380 | PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: UM DESAFIO A SER INSTITUÍDO | Autores: Donizete Vago Daher|donizete@predialnet.com.br|professor|doutor|chefe do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica/eeaac/uff|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Uff ; Eleinne Felix Amim|eleinnefa@gmail.com|enfermeiro|mestrando /paccs|mestrando|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense ; Andressa Ambrosino Pinto|andressaambrosino@hotmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade Federal do Rio de Janeiro- Polo Macaé ; Magda Guimarães de Araújo Faria|magda.faria@live.com|enfermeiro|doutor|professor Adjunto|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Carine Silvestrini Sena Lima da Silva|carine.nsilvestrini@hotmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade Federal do Rio de Janeiro - Polo Macaé |
Resumo: PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: UM DESAFIO A SER INSTITUÍDO
**Introdução:** A promoção da saúde é caracterizada pelo trinômio: integralidade, saúde-doença e cuidado1. A OMS2:56 a traz como “qualquer combinação de educação para a saúde e intervenções organizacionais, políticas e econômicas relacionadas, destinadas a facilitar adaptações comportamentais e ambientais que melhorem ou protejam a saúde”. Assim a promoção da saúde gera condições de vida e trabalho seguras, estimulantes, satisfatórias e agradáveis3:2. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS)4:19 reconhece-a como parte fundamental da busca da eqüidade, da melhoria da qualidade de vida e de saúde.Esse estudo é parte integrante de uma dissertação de mestrado que analisa o estilo de vida de docentes universitários.**Objetivo**: Identificar ações direcionadas para promoção da saúde de docentes universitários de enfermagem. **Método**: Pesquisa documental realizada em 2019 nos registros institucionais de projetos de pesquisa, ensino e extensão da Escola da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. **Resultados:** foram encontrados 124 projetos, sendo: 25 de ensino, 46 de pesquisa e 53 de extensão. Desses total, apenas 2 projetos eram voltados para qualidade de vida do docentes, tendo os demais foco para o paciente e o discente. Esses resultados demonstram que mesmo com o crescente adoecimento do docente, ainda é pouco investido na promoção da saúde desse indivíduo.Na contemporaneidade, onde há intensificação das formas de exploração pelo trabalho no capitalismo globalizado, a saúde do trabalhador tem sido afetada, pois em condições inadequadas o trabalho implica em adoecimento5:611. **Conclusão: **É inegável a necessidade de realização de atividades que possam promover saúde em todos ambientes laborais, como o meio universitário. **Contribuições/implicações para a Enfermagem**: A instituição da promoção da saúde no ambiente universitário é um desafio a ser instituído. Portanto, faz-se necessário buscar o equilíbrio de projetos que também comtemplam a promoção da saúde de docentes.
Referências: 1 CZERESNIA D, FREITAS C M. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, 233 p.
2 WHO. A glossary of terms for community health care and services for older persons: WHO Centre for Health Development: ageing and health technical report. Genebra, 2004. v. 5. Disponível em: http://www.who.int/kobe_centre/ageing/ahp_vol5_glossary.pdf Acessado em 20 de julho 2018
3 WHO. The Ottawa Charter for Health Promotion: first International Conference on Health Promotion. Ottawa, 21 November 1986. Genebra, 1986. Disponível em: http://www.who.int/healthpromotion/conferences/previous/ottawa
4 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
5 OLIVEIRA A S, PEREIRA, M S, LIMA, L M. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, volume 21, número 3, Setembro/Dezembro de 2017: 609-619. |