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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3824320


3824320

A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO, CLIENTE E CUIDADOR DURANTE A CAPACITAÇÃO PARA DIÁLISE PERITONEAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Lidiane Passos Cunha|lidiane_passos_cunha@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ Ufrj. Mestre Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio. Especialista Em Enfermagem Em Ne ; Sílvia Teresa Carvalho de Araújo|stcaraujo@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ufrj. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Em Enfermagem Hospitalar: Cliente de Alta Complexidade.|profess ; Albert Lengruber de Azevedo|albertenfermagem@yahoo.com.br|enfermeiro|doutorando Em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ Ufrj. Mestre Em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ Ufrj. Especialista Em Nefrologia - Eean/ufrj. Enfe ; Frances Valéria Costa E Silva|francesvcs@gmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde Coletiva - Ims/ Uerj. Professora da Faculdade de Enfermagem da Uerj – Enf/uerj|professora da Faculdade de Enfermagem da Uerj – Enf/uerj|uerj ; Francimar Tinoco de Oliveira|fran.toliveira@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ufrj.|professora da Escola de Enfermagem Anna Nery – Eean/ufrj|escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Feder

Resumo:
**Objetivo:** Identificar as evidências científicas sobre a comunicação do enfermeiro, cliente e cuidador durante a capacitação para diálise peritoneal. **Método:** Revisão integrativa de literatura, que utilizou como questão de busca: de que forma a comunicação do enfermeiro, cliente e cuidador durante a capacitação para DP está sendo tratada no mundo? A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados: MEDLINE, LILACS e BDENF; PubMed; Portal de Periódicos da Capes, nas bases SCOPUS e CINAHL, no mês de junho de 2018. **Resultados:** As articulações em tríades e díades dos descritores resultaram em 112 artigos, porém somente 01 artigo indexado na Pubmed e Scopus foi encontrado relacionado a temática, sendo este intitulado “Continuous ambulatory peritoneal dialysis: Nurses´ experiences of teaching patients”, o qual revelou que a maior barreira para as enfermeiras durante o ensino da DP aos pacientes foi a falta dos profissionais de enfermagem falando no idioma árabe. **Conclusão:** A literatura científica captada ressalta a necessidade da melhora no fluxo da comunicação no processo de capacitação para DP, de modo que as barreiras existentes sejam diminuídas. **Contribuições para a Enfermagem**: O conhecimento advindo desse estudo poderá possibilitar ao enfermeiro exercer sua competência clínica considerando a comunicação como elemento que interfere para uma assistência segura e eficaz.


Referências:
Figueiredo AE, Bernardini JB. A Syllabus for Teaching Peritoneal Dialysis to Patients and Caregivers. Perit Dial Int . 2016; 36(6):592-605. Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestao Soc. 2011; 5(11):121-36.