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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3724850


3724850

MAPA CONCEITUAL: REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores:
Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida|rgclaretiano@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Ciências da Saúde|docente|instituo Integrado de Saúde de Saúde - Universidade de Mato Grosso do Sul. ; Ana Paula de Assis Sales|anasales.sales@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|instituo Integrado de Saúde de Saúde - Universidade de Mato Grosso do Sul. ; Aline Moraes da Silva|lili_moore@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Psicologia da Saúde|técnica Administrativa|instituo Integrado de Saúde de Saúde - Universidade de Mato Grosso do Sul. ; Priscila Maria Marcheti3|priscila.fiorin@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|instituo Integrado de Saúde de Saúde - Universidade de Mato Grosso do Sul. ; Silvana de Castro Souza|silvana.souza@ufms.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|técnica Administrativa|instituo Integrado de Saúde de Saúde - Universidade de Mato Grosso do Sul.

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** Ao longo do século XX, a Enfermagem quebrou diferentes paradigmas profissionais e de ensino, principalmente nas concepções da forma de ensinar e aprender. Nesse sentido, as escolas de Enfermagem baseadas nas leis de diretrizes de base para a educação e nas necessidades de avançar no cuidado mais holístico à pessoa /sociedade tem procurado aprimorar o processo de ensino aprendizagem. Dentre os métodos de ensino construtivistas, o Problem Based Learning (PBL), atrelado a outras ferramentas pedagógicas, tem se mostrando de grande valia. **OBJETIVO:** compreender as representações sociais da utilização de mapas conceituais em grupo tutorial de método PBL por estudantes de enfermagem. **MÉTODO:** Pesquisa de abordagem qualitativa, verificada a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de 26 estudantes de uma universidade pública no centro oeste do Brasil. **RESULTADOS:** Emergiram duas categorias provenientes da análise do DSC: 1) Mapa Conceitual: uma ferramenta facilitadora de organização da aprendizagem e 2) Mapa Conceitual: uma ferramenta que provoca tensão e desfavorece o aprendizado. **CONCLUSÃO:** O mapa conceitual facilita o auto estudo e a aprendizagem, pois possibilita a sintetização do conhecimento, a organização do raciocínio, além de direcionar as ideias e inter-relaciona os assuntos. Quanto sua utilização coletiva observou-se falhas dentro do ambiente tutorial, principalmente no que diz respeito ao tempo gasto na elaboração do mapa, na necessidade de encontrar palavras de ligação; o que contribuí para perda do raciocínio ao longo do processo. A construção de mapa conceitual de forma coletiva dentro do ambiente tutorial muitas vezes assume caráter tangíveis a personalidade dos alunos, sendo um fator provocador de discórdia entre os mesmos. Mediante aos nossos achados compreende-se que o mapa conceitual é uma ferramenta pedagógica dentre as metodologias ativas com grande potencial no processo de ensino aprendizagem, porém não se recomenda sua utilização em ambiente tutorial de forma coletiva.


Referências:
Burgatti Juliane Cristina, Leonello Valéria Marli, Bracialli Luzmarina Aparecida Doretto, Oliveira Maria Amélia de Campos. Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da competência ético-política na formação inicial em Enfermagem. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Apr [cited 2019 May 02] ; 66( 2 ): 282-286. Cruz Ronny Anderson de Oliveira, Araujo Elidianne Layanne Medeiros de, Nascimento Neyce de Matos, Lima Raquel Janyne de, França Jael Rúbia Figueiredo de Sá, Oliveira Jacira dos Santos. Reflections in the light of the complexity theory and nursing education. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017 Feb [cited 2019 May 02] ; 70( 1 ): 236-239.