3702103 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM | Autores: Ingrid Fabiane Santos da Silva|ingridenfermeir@gmail.com|estudante de Pós Graduação Associado da Aben|mestre Em Enfermagem|doutoranda da Eean/ufrj|escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Dandara de Fátima Ribeiro Bendelaque|bendelaqued@gmail.com|estudante de Graduação Não Associado|discente de Graduação Em Enfermagem|discente|faculdade Paraense de Ensino - Fapen ; Maria Josilene Castro de Freitas|josidefreitas@hotmail.com|estudante de Graduação Não Associado|discente de Graduação Em Enfermagem|discente|faculdade Paraense de Ensino - Fapen |
Resumo: **OBJETIVOS: **Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem em uma atividade de educação em saúde voltada à sensibilização e prevenção ao Câncer de Mama. **METODOLOGIA: **Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, realizado na comunidade quilombola de Abacata/Aurá, Ananindeua – Pará. Utilizou-se a roda de conversa como instrumento de educação em saúde1, esta foi composta pelos acadêmicos de enfermagem, mulheres quilombolas na faixa etária de 13 a 60 anos e a docente que a mediava. A ação foi iniciada com abordagem sobre a etiologia do câncer e suas possíveis consequências e tópicos específicos sobre o Câncer de Mama. Logo após, as participantes da roda puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. **RESULTADOS: **Notou-se a presença de diversas dúvidas, principalmente em relação ao aspecto de hereditariedade, visto que foram relatados casos de mortes por câncer de mama na família de algumas moradoras da comunidade, o que foi atribuído à falta de informação e detecção tardia por elas. Sobre o autoexame das mamas, percebeu-se que muitas das participantes não sabiam executa-lo e apresentavam dúvidas referentes à sua realização, sendo realizada a demonstração posteriormente em conjunto. **CONCLUSÃO: **A experiência foi essencial para a construção acadêmica e pessoal dos discentes, proporcionando uma visão cada vez mais holística sobre a temática e sua relevante contribuição para a sociedade. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A atividade se mostrou como um instrumento eficaz de educação em saúde bilateral2, uma vez que os acadêmicos compartilharam conhecimentos e experiências entre si e com a comunidade, resultando no aprendizado e construção coletiva de saberes.
Referências: 1. Dias ESM; Rodrigues ILA; Miranda HR; et al. Roda de conversa como estratégia de educação em saúde para A enfermagem. Ver Fund Care Online. 2018 abr/jun; [Acesso em 2019 mar 30] 10(2):379-384. Disponível em: Doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.379-384
2. Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: Conceitos e implicações para a saúde coletiva . Ciênc Saúde Colet [Acesso em 2019 Abr 07]. 19(3): 847-52. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013 |