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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3671998


3671998

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE UMA CRIANÇA HOSPITALIZADA ATRAVÉS DO BRINQUEDO TERAPEUTICO E DA LUDOTERAPIA

Autores:
Bruno dos Santos Araújo|brunaosantostbt@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Moacir Portela de Morais Junior|junior.mpm3@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Handerson da Silva Pereira|handersonsilva13@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Marcos Vinícius Costa Fernandes|mvcf_2012@hotmail.com|enfermeiro|msc|docente|faculdade Estácio do Amazonas

Resumo:
Introdução: Para a criança, o ambiente hospitalar torna-se hostil, pois o medo e a ansiedade estão presentes em seu cotidiano quando submetidas a procedimentos considerados dolorosos e angustiantes. Sendo assim faz-se necessário à utilização do brinquedo terapêutico e da ludoterapia por meio de jogos e divertimentos, para aliviar as aflições e promover a auto expressão da criança, além disso, é uma atividade essencial ao bem estar físico, emocional, metal e social, visto que, quando não se proporciona a possibilidade de brincar, ela poderá apresentar distúrbios de comportamento, como alterações do sono, agressividade, atrasos no desenvolvimento, irritabilidade e inadequação social¹. No entanto, é por meio do brinquedo e de sua ação lúdica, que a criança expressa sua realidade². Objetivo: Relatar a importância da vivencia com a ludoterapia e do brinquedo terapêutico como melhoria do ambiente de uma criança hospitalizada. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de março a julho de 2018, através do projeto de extensão doutores da enfermagem, na Casa de Apoio a Criança com HIV e Hospital Pediátrico Oncológico em Manaus. Resultados: Mediante as atividades lúdicas aplicadas constataram-se benefícios não somente para as crianças, mas também para seus familiares e a equipe de enfermagem, tornando o ambiente hospitalar mais humanizado e adequado a sua realidade e com isso fornecendo um alívio das ansiedades, tensões e dos medos, acarretando uma melhor aceitação dos procedimentos impostos. Conclusões e Implicações para Enfermagem: Considera-se que através desse relato, a equipe de enfermagem e os acadêmicos possam apiedar-se da magnitude e relevância da aplicação do brinquedo terapêutico e da ludoterapia, trazendo melhorias às crianças hospitalizadas.


Referências:
¹Hockenberry MJ. Wong Fundamentos da enfermagem pediátrica. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2014. ²Melo LL, Valle ER. A brinquedoteca como possibilidade para desvelar o cotidiano da criança com câncer em tratamento ambulatorial. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(2):517-25.