3671998 | TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE UMA CRIANÇA HOSPITALIZADA ATRAVÉS DO BRINQUEDO TERAPEUTICO E DA LUDOTERAPIA | Autores: Bruno dos Santos Araújo|brunaosantostbt@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Moacir Portela de Morais Junior|junior.mpm3@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Handerson da Silva Pereira|handersonsilva13@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|estudante|faculdade Estácio do Amazonas ; Marcos Vinícius Costa Fernandes|mvcf_2012@hotmail.com|enfermeiro|msc|docente|faculdade Estácio do Amazonas |
Resumo: Introdução: Para a criança, o ambiente hospitalar torna-se hostil, pois o medo
e a ansiedade estão presentes em seu cotidiano quando submetidas a
procedimentos considerados dolorosos e angustiantes. Sendo assim faz-se
necessário à utilização do brinquedo terapêutico e da ludoterapia por meio de
jogos e divertimentos, para aliviar as aflições e promover a auto expressão da
criança, além disso, é uma atividade essencial ao bem estar físico, emocional,
metal e social, visto que, quando não se proporciona a possibilidade de
brincar, ela poderá apresentar distúrbios de comportamento, como alterações do
sono, agressividade, atrasos no desenvolvimento, irritabilidade e inadequação
social¹. No entanto, é por meio do brinquedo e de sua ação lúdica, que a
criança expressa sua realidade². Objetivo: Relatar a importância da vivencia
com a ludoterapia e do brinquedo terapêutico como melhoria do ambiente de uma
criança hospitalizada. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de
experiência, realizado no período de março a julho de 2018, através do projeto
de extensão doutores da enfermagem, na Casa de Apoio a Criança com HIV e
Hospital Pediátrico Oncológico em Manaus. Resultados: Mediante as atividades
lúdicas aplicadas constataram-se benefícios não somente para as crianças, mas
também para seus familiares e a equipe de enfermagem, tornando o ambiente
hospitalar mais humanizado e adequado a sua realidade e com isso fornecendo um
alívio das ansiedades, tensões e dos medos, acarretando uma melhor aceitação
dos procedimentos impostos. Conclusões e Implicações para Enfermagem:
Considera-se que através desse relato, a equipe de enfermagem e os acadêmicos
possam apiedar-se da magnitude e relevância da aplicação do brinquedo
terapêutico e da ludoterapia, trazendo melhorias às crianças hospitalizadas.
Referências: ¹Hockenberry MJ. Wong Fundamentos da enfermagem pediátrica. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2014. ²Melo LL, Valle ER. A brinquedoteca como possibilidade para desvelar o cotidiano da criança com câncer em tratamento ambulatorial. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(2):517-25. |