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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3655596


3655596

PROMOVENDO SAÚDE PARA OS FUTUROS ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Joice Marques Ribeiro|joice.m.ribeiro@outlook.com|estudante|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal-mg ; Maria Augusta Brandt Paiva|magubp@hotmail.com|estudante|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal-mg ; Raiane Cristina Salgado|raiane.c.salgado@gmail.com|estudante|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal-mg ; Michelle da Costa Teixeira|micostat@gmail.com|estudante|discente de Graduação Em Nutrição|discente de Graduação Em Nutrição|universidade Federal de Alfenas - Unifal-mg ; Tábatta Renata Pereira de Brito|tabatta_renata@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem Na Saúde do Adulto da Universidade de São Paulo|docente|universidade Federal de Alfenas - Unifal-mg

Resumo:
PROMOVENDO SAÚDE PARA OS FUTUROS ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA _Joice Marques Ribeiro_[1], Maria Augusta Brandt Paiva2, Raiane Cristina Salgado3, Michelle Costa Teixeira4, Tábatta Renata Pereira de Brito5 **Objetivos**: Relatar a experiência de construção de um projeto de intervenção em grupo no âmbito da disciplina “Políticas e práticas em saúde coletiva”. **Método**: Baseado na problematização, a disciplina mencionada anteriormente prevê a construção de um projeto de promoção de saúde com base no principal problema identificado pelos discentes do grupo. Após visita à uma Unidade de Saúde da Família e considerando os temas prioritários da Política Nacional de Promoção de Saúde, elencou-se o tema “alimentação adequada e saudável” como norteador da proposta. **Resultados**: Foram idealizadas oficinas teóricas e práticas cujo objetivo será a abordagem de receitas regionais adaptadas de modo a valorizar a cultura local. O público alvo são adolescentes de 10 a 14 anos e a periodicidade das oficinas será semanal. O projeto contara com a parceria com nutricionista e oferecer-se-á informações sobre educação alimentar e nutricional, além de focar em preparações de baixo custo e alto valor nutritivo. A experiência de elaboração da proposta proporcionou o compartilhamento de conhecimento multiprofissional sobre os alimentos e seus valores nutricionais, bem como favoreceu a reflexão sobre qualidade e vida e a relação com os alimentos.  **Conclusão: **A construção do projeto foi muito relevante para o alcance dos objetivos da disciplina, sendo que a discussão dos temas relacionados à alimentação saudável aproximou os discentes de um assunto de extrema importância.** Contribuições ou implicação para a enfermagem: **A utilização de metodologias de ensino inovadoras nas disciplinas de graduação em enfermagem é fundamental para formação de profissionais críticos e preparados para identificar e atuar frente aos principais problemas da comunidade.   Descritores: Metodologia de ensino, Enfermagem e Qualidade de vida Área temática: Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem * * * [1] a 3 Discentes de graduação em enfermagem da Unifal - MG 4  Discente de graduação em nutrição da Unifal - MG 5  Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Docente da Unifal-MG joice.m.ribeiro@outlook.com


Referências:
MENEZES, Luciana Silva de Paiva; MEIRELLEST, Marcelo; WEFFORT, Virginia Resende Silva. A alimentação na infância e adolescência: uma revisão bibliográfica. Revista médica de Minas Gerais, Minas Gerais, v. 21, n. 3, p. 1-6, mar. 2011. SILVA, Julyana Gall da; TEIXEIRA, Maria Luiza de Oliveira; FERREIRA, Márcia de Assunção. Alimentação na adolescência e as relações com a saúde do adolescente. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 4, n. 23, p. 1-9, out. 2014. SILVA, Dayane Caroline de Assis et al. Percepção de adolescentes sobre a prática de alimentação saudável. Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente: Universidade Federal de Pernambuco, Recife Pe, v.1, n.1, p. 1-10, nov. 2014. GAMBARDELLA, Ana Maria Dianezi; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; FRANCH, Claudia. Prática Alimentar de Adolescentes. Revista de Nutrição, Campinas Sp, v. 1, n. 12, p. 1-9, abr. 1999 RODRIGUES, Paulo Rogério Melo. Hábitos alimentares, estilo de vida e estado nutricional de adolescentes: Um estudo de base escolar em Cuiabá-MT. Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rj, v. 1, n. 1, p. 1-256, set. 2014.