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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3629218


3629218

CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ACOMPANHAMENTO GESTACIONAL

Autores:
Alexandre Aguiar Pereira|alexandre_ap22@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde da Mulher E da Criança|residente de Enfermagem|fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (fscmp)/universidade do Estado do Pará (uepa) ; Aliny Cristiany Costa Araújo|linearaujoo97@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Camilla Cristina Lisboa do Nascimento|camilla.nasc@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Igor Kenji Yamamoto Souza|souzajinomoto@gmail.com|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|graduando Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa) ; Laura de Fátima Lobato Silva|laurafat_@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente do Curso de Graduação Em Enfermagem|universidade do Estado do Pará (uepa)

Resumo:
**Objetivo:** Construir uma tecnologia educacional para as gestantes sobre os cuidados durante o período gestacional. **Método: **Estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, realizado a partir de uma revisão de literatura, para elaboração de uma tecnologia educacional. A tecnologia foi criada por quatro acadêmicos de enfermagem e uma enfermeira, durante o estágio supervisionado do componente curricular Enfermagem Obstétrica, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em uma Maternidade de referência na cidade de Belém, Pará, no mês de fevereiro de 2019. Foi realizada busca literária de produções indexadas nas bases de dados _LILACS_ e _BDENF_, com os descritores: “Gravidez and Parto Obstétrico and Enfermagem”, para destacar os principais assuntos da tecnologia. Foram incluídos na pesquisa artigos gratuitos, disponíveis em português, de 2013 a 2018, além de um manual do Ministério da Saúde referente ao parto humanizado. Compuseram, assim, a amostra final 9 artigos e 1 manual. **Resultados**: Após o levantamento da literatura, elaborou-se uma tecnologia educacional em forma de aplicativo de celular, o qual possui a finalidade de auxiliar as gestantes sobre os principais cuidados durante o período gestacional, contendo os seguintes tópicos: _checklist_ dos exames de rotina; Plano de parto; Calendário vacinal; Métodos de alívio da dor; Direitos; e Anotações de rotina. A tecnologia foi apresentada a equipe do Hospital, que a julgaram positivamente e fizeram colaborações importantes para seu aprimoramento. **Conclusão: **A assistência a gestante envolve um conjunto de conhecimentos e práticas especiais, portanto os profissionais de saúde envolvidos devem garantir atendimento humanizado e de qualidade, destacando-se a necessidade de utilização de tecnologias educacionais para auxiliarem em estratégias que inovem esse processo. **Contribuições para Enfermagem**: A tecnologia educacional complementa a prática assistencial da enfermagem, sendo uma importante ferramenta para o acompanhamento gestacional.


Referências:
1. Dantas DS, Mendes RB, Santos JMJ, Valença TS, Mahl C, Barreiro MSC. Qualidade da Assistência Pré-natal no Sistema Único de Saúde. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2018 [acesso em 2019 fev. 20]; 12(5): 1365-71. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230531/28887 2. Jardim MJA, Silva AA, Fonseca LMB. Contribuições do Enfermeiro no Pré-Natal para a Conquista do Empoderamento da Gestante. J. res.: fundam. care. online [Internet]. 2019 [acesso em 2019 fev. 15]; 11(n. esp): 432-440. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.432-440 3. Pereira SB, Backes MTS, Diaz CG, Backes DS. Tecnologias apropriadas para o parto e nascimento: atribuições do enfermeiro obstetra. In: Anais do VII fórum nacional de mestrados profissionais em enfermagem; 2017 maio. p. 29-33; João Pessoa (PB), Brasil. João Pessoa (PB): J. res.: fundam. care. online [Internet]; 2017.