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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3615518


3615518

FORMAÇÃO DOUTORAL EM ENFERMAGEM E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: VISÃO DE EGRESSAS

Autores:
Marta Lenise do Prado|marta.lenise@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|ufsc/ufam ; Bruna Canever|brunacanever@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|ufsc ; Ana Karolliny Testoni|anouktestoni@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda/enfermeira da Atenção Básica|ufsc ; Kellin Danielski|danielkskellin@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|escola Técnica do Sus Blumenau /unisociesc/ibes

Resumo:
FORMAÇÃO DOUTORAL EM ENFERMAGEM E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: VISÃO DE EGRESSAS A formação de pesquisadores em enfermagem tem dois grandes desafios: produzir conhecimento relevante e garantir sua transferência para os campos da prática profissional de modo a promover a qualificação do cuidado de enfermagem. O estudo teve por objetivo compreender como a formação doutoral em Enfermagem favorece o processo de transferência de conhecimento, a partir da visão de egressas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória-analítica. Participaram 11 egressas de um curso de doutorado. Os dados foram coletados entre setembro/2018 e janeiro/2019, por meio de entrevistas semiestruturadas, com duração entre 15 e 50 minutos. Foram áudio-gravadas e transcritas na íntegra, armazenadas em computador pessoal. Os participantes foram esclarecidos quanto pesquisa e a possibilidade de desistência a qualquer momento, bem como a garantia de sigilo e confidencialidade. A aceitação para participação foi obtida por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas foram identificadas com código alfanumérico por ordem de sua realização. A análise dos dados foi realizada por meio de proposta operativa para dados qualitativos, da qual emergiram três categorias, a saber: a formação doutoral tem compromisso com mudanças na prática profissional e a construção do conhecimento disciplinar; a formação doutoral qualifica a prática profissional e provoca impactos profissionais e pessoais e a transferência de conhecimento para a prática: duas faces da mesma moeda. A formação doutoral em Enfermagem tem compromisso com a qualificação da prática profissional e com a consolidação do corpo de conhecimento disciplinar. A transferência do conhecimento para os diferentes campos de prática precisa ser incorporada de forma intencional e como parte importante e fundamental do processo formativo. O estudo contribui com a proposição de políticas indutoras do processo de transferência, tanto no âmbito acadêmico quanto da prática profissional.


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