3615518 | FORMAÇÃO DOUTORAL EM ENFERMAGEM E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: VISÃO DE EGRESSAS | Autores: Marta Lenise do Prado|marta.lenise@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|ufsc/ufam ; Bruna Canever|brunacanever@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|ufsc ; Ana Karolliny Testoni|anouktestoni@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda/enfermeira da Atenção Básica|ufsc ; Kellin Danielski|danielkskellin@gmail.com|enfermeira|doutorado|docente|escola Técnica do Sus Blumenau /unisociesc/ibes |
Resumo: FORMAÇÃO DOUTORAL EM ENFERMAGEM E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: VISÃO DE
EGRESSAS
A formação de pesquisadores em enfermagem tem dois grandes desafios: produzir
conhecimento relevante e garantir sua transferência para os campos da prática
profissional de modo a promover a qualificação do cuidado de enfermagem. O
estudo teve por objetivo compreender como a formação doutoral em Enfermagem
favorece o processo de transferência de conhecimento, a partir da visão de
egressas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória-analítica.
Participaram 11 egressas de um curso de doutorado. Os dados foram coletados
entre setembro/2018 e janeiro/2019, por meio de entrevistas semiestruturadas,
com duração entre 15 e 50 minutos. Foram áudio-gravadas e transcritas na
íntegra, armazenadas em computador pessoal. Os participantes foram
esclarecidos quanto pesquisa e a possibilidade de desistência a qualquer
momento, bem como a garantia de sigilo e confidencialidade. A aceitação para
participação foi obtida por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre
e Esclarecido. As entrevistas foram identificadas com código alfanumérico por
ordem de sua realização. A análise dos dados foi realizada por meio de
proposta operativa para dados qualitativos, da qual emergiram três categorias,
a saber: a formação doutoral tem compromisso com mudanças na prática
profissional e a construção do conhecimento disciplinar; a formação doutoral
qualifica a prática profissional e provoca impactos profissionais e pessoais e
a transferência de conhecimento para a prática: duas faces da mesma moeda. A
formação doutoral em Enfermagem tem compromisso com a qualificação da prática
profissional e com a consolidação do corpo de conhecimento disciplinar. A
transferência do conhecimento para os diferentes campos de prática precisa ser
incorporada de forma intencional e como parte importante e fundamental do
processo formativo. O estudo contribui com a proposição de políticas indutoras
do processo de transferência, tanto no âmbito acadêmico quanto da prática
profissional.
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