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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3612113


3612113

AÇÕES DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

Autores:
Sáskia Sampaio Cipriano de Menezes|saskiasampaio@gamail.com|enfermeira|doutora Em Saúde|professora Adjunto Ii|escola de Enfermagem de Manaus - Universidade Federal do Amazonas ; Hadelândia Milon de Oliveira|hmilon@ufam.edu.br|enfermeira|doutora Em Saúde|professora Adjunto Iv|escola de Enfermagem de Manaus - Universidade Federal do Amazonas ; Lisbeth Lima Hanse|lhansenlulu@gmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde|professora Adjunto I|escola de Enfermagem de Manaus - Universidade Federal do Amazonas ; Nair Chase da Silva|nairchase@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada|escola de Enfermagem de Manaus - Universidade Federal do Amazonas

Resumo:
**Objetivo**: Descrever o relatório técnico de diagnóstico situacional das atividades docentes no âmbito do curso de Enfermagem de uma Universidade Federal. **Metodologia**: Pesquisa documental, tipo relatório técnico que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação e apresenta informações para traçar conclusões e recomendações. Apresentado em três fases: 1. Diagnóstico situacional das ações docentes; 2. Coleta e organização dos materiais e informações; 3. Redação do Relatório com base nas atividades docentes nos anos 2015, 2016 e 2017. Considerou-se as publicações apresentadas nos Currículos Lattes dos docentes. As bases para análise do diagnóstico situacional foram os preconizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior CAPES) e pelos critérios de avaliação do curso das Instituições de Ensino Superior, relacionados à produção científica, técnica, cultural e artística. **Resultados**: O curso possui 34 professores, sendo 73,52% (N=25) doutores, 23,52% (N=8) mestres e 2,94% (N=1) especialista. Menos de 50% dos docentes não apresentaram produção científica nos últimos 3 anos. Participam de grupos de pesquisa, 85,29% (N=29) , 14,70% (N=5) não participam de nenhum grupo de pesquisa, e teve baixa ou nenhuma  produção científica. No ano de 2015, 8 docentes apresentaram 14 produções científicas indexadas, a maioria em revistas A2 e B2 algumas com Qualis abaixo de B3. Em 2016, manteve-se o número de 14 publicações, com predomínio de revistas Qualis B2 e B3. As produções em 2017 foram de 9 artigos publicados, sua maioria com Qualis abaixo de B2. Desse resultado foi construída e validada a Matriz de Reordenamento com critérios para o desenvolvimento e crescimento das pesquisas e fortalecimento dos grupos de pesquisa. **Contribuições para Enfermagem**: O estudo propiciou o redirecionamento das pesquisas da enfermagem no contexto amazônico, respondendo as recomendações da CAPES no âmbito do ensino da graduação e  pós-graduação da Enfermagem**.**


Referências:
SILVA, Paula Francisca da; MELO, Savana Diniz Gomes. O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 44, 2018 . Brasil, Presidência da República. Casa Civil. Lei 12.772. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, Brasília, 2012. Cintra, Paulo Roberto.A produção científica sobre docência no ensino superior: uma análise bibliométrica da SciELO Brasil, Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 567-585, jul. 2018 Zamprogna, Katheri Maris; Backes, Vânia Marli Schubert; Menegaz, Jouhanna do Carmo; Francisco, Bruna de Souza. Characterization of didactic and pedagogical training in Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Nursing. Rev Esc Enferm USP. 2019