3584395 | ANALISE DOCUMENTAL DAS PESQUISAS DA PRIMEIRA TURMA MPES/UFF | Autores: Elina Fernandes de Oliveira|elinaoliveira0@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade Federal Fluminense ; Sandra Conceição Ribeiro Chícharo|sandrarchicharo@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade Federal Fluminense ; Vilza Aparecida Handan Deus|vilzahandan@gmail.com|enfermeiro|mestre|professor|universidade Federal Fluminense / Unesa ; Rose Mary Costa Rosa|roserosauff@gmail.com|enfermeiro|pós Doutorado|professor|universidade Federal Fluminense ; Eliane Ramos Pereira|elianeramos.uff@gmail.com|enfermeiro|pós Doutorado|professor|universidade Federal Fluminense |
Resumo: O MPES foi descrito na proposta com a nomenclatura de Mestrado Profissional de
Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS, com o objetivo
de formar profissionais capazes de produzir resultados relacionados às
diferentes áreas de atuação em saúde com vistas ao fortalecimento do SUS e
formar docentes com uma visão crítica e ampla da sociedade1, qualificados para
promover articulação integrada entre os setores de ensino e de saúde.
**Objetivo:** reconhecer a importância da formação stricto sensu profissional
na atuação do enfermeiro professor no ensino superior de enfermagem.
**Metodologia:** Análise documental das dissertações da primeira turma do
mestrado profissional de ensino da saúde. **Resultados:** Para realizar a
análise documental das dissertações foi criada uma ficha catalográfica, onde
se descrevia os seguintes itens: nome do documento, autores, o contexto, a
confiabilidade, a natureza e a lógica interna, a primeira turma do MPES teve
entrada em 2011, todos respeitando o prazo de dois anos disponibilizados pela
CAPES já defenderam suas dissertações. **Discussão:** O MPES possui duas
linhas de pesquisa, a linha 1 que trata da formação pedagógica e a linha 2 que
aborda a educação permanente em saúde. **Conclusão: **É notório que as mesmas
cumprem as exigências da CAPES com relação ao mestrado profissional no que
tange à aproximação da academia às unidades públicas e privadas, na tentativa
de buscar novas práticas e soluções aos problemas vivenciados em serviço, no
contexto baseado na fala de Tardif ao aborda o saber, por este estar incluso
na relação do professor com o ambiente, e da interpretação deste ambiente
diante do conhecimento2. Os resultados da investigação apontam vários aspectos
que potencializam o pressuposto desenhado pela pesquisa, de que a formação
stricto sensu profissional contribui para a atualização e capacitação
permanente do enfermeiro-professor3.
Referências: 1.CARMO, R. M. C. V.; TAVARES, C. M. M. Reflexões sobre a preceptoria em hospital universitário: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013
2.CEZARIO, J. E. P.; DAHER, D. V. O desafio da articulação entre a formação em saúde e a integração ensino-serviço. 2013. Dissertação(Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.
3. FERREIRA, P. H. C.; CORDEIRO, B. C. A validação da metodologia problematizadora em educação permanente em saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013. |