3517454 | CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE JOGOS EDUCATIVOS COM A TEMÁTICA ÁLCOOL COM ADOLESCENTES DE COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE | Autores: Aline Pestana Santos|alinepesttana@gmail.com|estudante Enfermagem|graduação|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Adriana Nunes Moraes Partelli|adrianamoraes@hotmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Espírito Santo ; Victória Reis Lucio|victoriareislucio@gmail.com|estudante Enfermagem|graduação|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Marta Pereira Coelho|martapereiracoelho@hotmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por duas acadêmicas de enfermagem
na transformação de história em quadrinhos em jogo educativo tendo a
participação de adolescentes de comunidade quilombola do Norte do Espírito
Santo. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo em uma pesquisa qualitativa,
no qual foi realizada uma atividade de campo com adolescentes de 10 e 19 anos,
residentes da comunidade. Foi utilizando o método criativo sensível, através
de dinâmicas de criatividade e sensibilidade realizadas em grupo. Foram dois
encontros com aplicação das dinâmicas: “Encurtando distâncias” com a questão
geradora de debate “Eu sou... estou ... quero...” e “Brincando...
transformando...”, com a questão geradora de debate “Como a história em
quadrinhos “Uma história possível” pode ser transformada em jogo educativo?”
RESULTADOS: Através das atividades realizadas foi possível aproximar-se dos
adolescentes, podendo conhecer seus costumes, sua cultura e apreender como o
álcool está presente no cotidiano dos moradores da comunidade quilombola e na
vida dos adolescentes. Foi prazeroso construir um material educativo com eles
e para eles aplicando o referencial teórico de Paulo Freire. CONCLUSÃO: A
experiência possibilitou um contado maior com a comunidade. Contribuiu para a
construção e aprimoramento do saber dessa etnia, podendo conhecer seus
costumes e hábitos. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Esta
experiência possibilitou que os acadêmicos compreendessem a importância de
trabalhar com a realidade de saúde da população, sendo nesse caso um grupo
étnico específico, que reside em zona rural e possui acesso dificultado à
saúde devido a longa distância da unidade de saúde e, ainda para a formação
generalista, crítica e reflexiva do futuro profissional enfermeiro.
Referências: 1- Nogueira MJ, Modena CM, Schall VT. (2009). Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, 2009; 3(4):169-79.
2- Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. Process of construction of an educational booklet for health promotion of pregnant women. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2012;20(1):101-108.
3- Partelli ANM, Cabral IE. Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes. Texto & Contexto Enfermagem 2017; 26(4):1-12.
4- Couto TA, Santos FPA, Rodrigues VP. Health education under perspective of family health teams users. J Nurs UFPE, 2016; 10(5):1606-14.
5- Cabral IE, Neves ET. Pesquisar com o método criativo sensível na enfermagem: fundamentos teóricos e aplicabilidade. (In): Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde da teoria a prática. Porto Alegre: Moriá, 2016. |