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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3512007


3512007

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS OBSTETRICAS

Autores:
Laura Greco Gioia|lauraggioia@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Juliana Amaral Prata|juaprata@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta do Departamento Materno-infantil|faculdade de Enfermagem da Uerj ; Thais Christina Santiago Franco M. de Rezende|thataf84@gmail.com|enfermeira|egressa da Residência Em Enfermagem Obstétrica da Uerj|egressa da Residência Em Enfermagem Obstétrica da Uerj|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Laura Nicacio Barreto|nicaciolaurab@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Catarina Valentim Vieira da Motta|catinhamotta@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
**Tecnologias educacionais utilizadas na formação de enfermeiras obst****é****tricas** **Objetivo:** Identificar as tecnologias educacionais utilizadas pelos docentes na formação de enfermeiras obstétricas e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem. **Resultados**: Oficinas teórico-práticas, dinâmicas de problematização, simulações e dramatizações, bem como recursos audiovisuais transpareceram como as tecnologias educacionais mais utilizadas pelos docentes na formação de enfermeiras obstétricas, as quais favorecem a participação, articulam a teoria com a prática, aproximam o campo do ensino com o campo do trabalho, propiciam a materialização dos conteúdos teóricos em prática assistenciais, bem como conformam um ambiente favorável à troca de saberes, à reflexão, à construção e reconstrução de conhecimento entre docentes e residentes. **Método**: Estudo com abordagem qualitativa realizado com seis docentes do ensino teórico do Curso de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados de julho a agosto de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, e submetido à técnica de análise de conteúdo. **Conclusão:** Conclui-se que as tecnologias educacionais utilizadas pelos docentes qualificam o processo de ensino e aprendizagem uma vez que favorecem o desenvolvimento do pensamento científico e a aquisição de habilidades práticas, com postura crítica e reflexiva acerca da prática assistencial e atitudes transformadoras da realidade. **Contribuições e implicações para a enfermagem: **O uso de tecnologias educacionais diversificadas conformam propostas pedagógicas inovadoras condizentes com uma formação profissional qualificada e libertadora que propicia a constituição de especialistas com disposições para refletir sobre o ser, saber e fazer da enfermagem e, assim, impulsionar as mudanças necessárias no campo da saúde. **Descritores:** Enfermagem obstétrica; Ensino; Capacitação profissional. **Eixo: **Pesquisar para a prática e para a consolidação da ciência de enfermagem. **Área temática: **Políticas e Práticas de Educação e Enfermagem.


Referências:
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