3496592 | CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE | Autores: Juliana Maciel Machado Paiva|julianammp@yahoo.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|mestranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Juliana Costa Ribeiro-barbosa|enfa.jcr@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Elaine Kelly Nery Carneiro|lanenery@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem E Saúde|universidade Federal da Bahia ; Gilberto Tadeu Reis da Silva|gilberto.tadeu@ufba.br|enfermeiro|pós-doutor Em Ensino Em Ciências da Saúde|professor Titular|universidade Federal da Bahia ; Vânia Marli Schubert Backes|vaniamar2@hotmail.com|enfermeira|pós-doutora|professora Titular|universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: **Objetivo: **caracterizar as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde da região Nordeste brasileira. **Método: **recorte da dissertação de mestrado “Formação em enfermagem nas Escolas Técnicas do SUS”. Estudo qualitativo, descritivo, com seis instituições coparticipantes do Nordeste. Teve como critério de inclusão as instituições que oferecem o curso técnico em enfermagem. Após contato telefônico, encaminhou-se convite eletrônico para participação na pesquisa. Coletaram-se os dados a partir da documentação indireta, utilizando o Projeto Político Pedagógico e como instrumento para a coleta, um roteiro estruturado com questões concernentes à caraterização das escolas. Aprovado sob parecer nº 2.121.511.** Resultados: **as ETSUS mais antiga e mais recente foram criadas em 1989 e 2006, respectivamente. As seis escolas estão distribuídas em cinco Estados; cinco estão situadas nas capitais, e uma no interior. Uma instituição tem como unidade mantenedora e gestora a Secretaria Municipal de Saúde, as demais a estadual. A ETSUS5 oferece três cursos de nível técnico, e a ETSUS6, treze, sendo nove de nível técnico. Os cursos Técnicos em Enfermagem respeitam a carga horária mínima de 1200 horas determinadas pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, contudo há variação na carga horária do estágio supervisionado, divergindo as horas totais entre as escolas. Três ETSUS informaram o quantitativo de vagas, sendo 30, 40 e 120. Nenhuma informou a modalidade do curso. Uma escola informou que a abertura de turma depende da disponibilidade de recurso financeiro das instituições de fomento.** Conclusão: **as ETSUS possuem características semelhantes entre si, contudo há particularidades. Entende-se que cada escola tem autonomia para definir suas ações pautadas em seu contexto local, no entanto, esta se restringe a disponibilização financeira. **Implicações para a Enfermagem: **as ETSUS reorientam e qualificam a prática profissional, munindo-a de novos saberes imprescindíveis à realidade laboral e cidadã.
Referências: Galvão EA, Sousa MF. As escolas técnicas do SUS: que projetos político-pedagógicos a sustentam? Revista de Saúde Coletiva [Internet]. 2012 [cited 2017 jul 15]; 22(2):1159-89. Available from: http://www.scielo.br/pdf/physis/v22n3/17.pdf.
Rede de Escolas Técnicas do SUS. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz (RETSUS) [Internet]. 2017 [cited 2018 jan 14]. Available from: www.retsus.epsjv.fiocruz.br |