Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3435857


3435857

UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA NA PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Maristela dos Santos Cordeiro Magalhães|maristelamagalhaes14@gmail.com|enfermeiro|pós-graduação|estudante|universidade Federal Fluminense ; Gabriela Moiço Azevedo|gabicffc@gmail.com|enfermeiro|pós-graduação|estudante|universidade Federal Fluminense ; Ândrea Cardoso de Souza|andriacsouza@gmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal Fluminense

Resumo:
UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA NA PRECEPTORIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Objetivos: Conhecer as atividades desenvolvidas pelos preceptores de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e Identificar as metodologias ativas utilizadas pelos preceptores de enfermagem. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que terá como cenário uma Instituição de Ensino Superior privada e um Centro Municipal de Saúde localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa serão enfermeiros preceptores que atuem nestas unidades há pelo menos um ano. Serão excluídos os que encontrarem-se de férias ou licenças durante a pesquisa de campo. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense - UFF e da Secretaria Municipal de Saúde do Estado do Rio de Janeiro-SMSRJ, aguardando parecer. Como instrumento de coleta de dados será utilizado grupo focal. O tratamento e a análise dos dados coletados serão trabalhados através da técnica da análise de conteúdo. Resultados esperados: Acredita-se que esse estudo contribua com a formação de enfermeiros para atuarem como preceptores, qualificando assim a formação dos futuros enfermeiros, favorecendo o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela preceptoria de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Assim como, evidenciar as metodologias ativas utilizadas pelos preceptores para a formação pedagógica no cotidiano de trabalho. Pretende-se produzir como produto dessa pesquisa um curso online para auxiliar os preceptores de Enfermagem a adotarem as metodologias ativas no processo de formação na Atenção Primária à Saúde.


Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde. PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 421, DE 3DE MARÇO DE 2010 Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Brasília, DF 2010.http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html 2. LIMA VV. Competência: diferentes aprovações e implicações na formação de profissionais da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2005 vol.9, n.17, pp.369-379. 3. CARVALHO RRS, LIMA LL, PENHA JC, et al. Processo de trabalho do preceptor na formação para o SUS: dificuldades/facilidades. In: 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal, 2013. 4. LIMA PAB, ROZENDO CA. Challenges and opportunities in the Pró-PET-Health preceptorship. Interface (Botucatu). 2015; 19 Supl 1:779-91. 5. PEDUZZI M, NORMAN IJ, GERMANI ACCG et al. Educação Interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe como foco nos usuários. Rev. Esc. Enfermagem USP. 2013; 47(4): 977-83. 6. MINAYO MCS. O desafio do conhecimento – Pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed - São Paulo: Hucitec. 392p. 2010. 7. BARDIN L. Análise de conteúdo. 1 ed. Lisboa: Edições 70; 2016.