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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3387073


3387073

CUIDAR DE ENFERMAGEM A PESSOAS TRANSEXUAIS NA ÓTICA DOS RESIDENTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Julia Sousa Martins de Almeida|julialmeidaenf@gmail.com|enfermegem|mestranda|enfermeira|universidade Veiga de Almeida ; Elizabeth Rose Costa Martins|oigresrose@gmail.com|enfermegem|doutora. Professora Adjunta da Uerj|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Cristiane Maria Amorim Costa|cmacosta1964@gmail.com|enfermegem|doutora. Professora Adjunta da Uerj.|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Paula Costa de Moraes|paula_moraes8@hotmail.com|enfermegem|mestre|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Thelma Spindola|tspindola.uerj@gmail.com|enfermegem|doutora. Professora Associada da Uerj.|enfermeira|universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Título: Cuidar de enfermagem a pessoas transexuais na ótica dos residentes de enfermagem. Objetivos: Identificar a formação dos enfermeiros residentes para o cuidar qualificado a pessoas transexuais, analisar o processo de cuidar de enfermagem a pessoas transexuais na perspectiva do residente de enfermagem e discutir o processo de cuidar do residente de enfermagem a pessoas transexuais a luz das políticas públicas de saúde. Este estudo visa contribuir para a profissão do enfermeiro na ampliação de seu reconhecimento e visibilidade enquanto prática social e política. Assim, a abordagem desta temática no processo formativo aprimora o preparo do acadêmico para compreender e atuar frente a esta realidade. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, mediante entrevista semiestruturada numa unidade de urologia, de um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro com treze residentes de enfermagem do programa de clínica cirúrgica do 1º e 2º ano de 2017. Resultados: Os resultados levaram a duas categorias: A formação do enfermeiro em relação ao cuidar de pessoas transexuais e o Processo do cuidar de enfermagem na perspectiva do residente. Conclusão: Os achados denotam que existe a necessidade da inserção de discussões e abordagens sobre a temática no processo formador dos profissionais de enfermagem.


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