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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3338420


3338420

INFORMAÇÕES EM SAÚDE POR MEIO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS

Autores:
Jessica Magalhães Assis|assis.m.jessica@gmail.com|estudante|graduação Em Enfermagem|bolsista de Estagio Interno Complementar Na Uerj|uerj- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Enfermagem ; Mercedes Neto|mercedesneto.uerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Ciências|professora Adjunta|uerj- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Enfermagem ; Mary Hellem Silva Fonseca||estudante|graduação Em Enfermagem|interna de Enfermagem do 8 Período|uerj- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Enfermagem ; Júlia Nascimento|jullie.nascimento@gmail.com|estudante|graduação Em Enfermagem|bolsista de Extensão|uerj- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Enfermagem

Resumo:
**Introdução: **A extensão universitária tem como finalidade precípua integrar a academia à comunidade. Neste sentido, o projeto “Epidemiologia & Mídia” tem desenvolvido ações com intuito de produzir conhecimento em saúde por meio de atividades com expressões imagéticas e midiáticas nas situações de surtos e epidemias. **Objetivo: **Descrever a prática da construção de metodologias que gerem informação sobre doenças transmissíveis e imunopreveníveis. **Metodologia: **Relato de experiência das atividades extensionistas geradoras de informação, com base em diagnóstico epidemiológico e discussão sobre o material utilizado. **Resultado: **As atividades geraram como produtos vídeos educativos e de informação sobre Hanseníase; folderes informativos sobre hepatites virais, gripe e resfriado; vídeo-documentário sobre o Movimento Antivacina. **Conclusão: **As ações, além de ser meio de formação discente, promove a manutenção de vínculo, redução de riscos relacionados aos agravos transmissíveis, mas, principalmente, desperta na população alvo o interesse do conhecimento sobre os problemas de saúde pública. **Contribuições ou Implicações para a Enfermagem:** O Enfermeiro tem a educação em saúde como eixo orientador de sua prática, por isso, é importante que estas ações sejam envolvidas regulamente na formação discente.


Referências:
1. EPSTEIN, I.: Comunicação de massa para saúde: Esboço de uma agenda midiática. IN: Comunicação e saúde pública: um projeto integrado. PCLA, São Bernardo do Campo, v.2, n.2, 2001. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.