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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3252137


3252137

OFICINA DE CUIDADOS AO INDIVÍDUO TRANSEXUAL, TRAVESTI E TRANSGÊNERO: SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Douglas Dias Duarte|douglasdiaaz@hotmail.com|enfermeiro|mestrando Profissional Em Ensino Na Saúde: Formação Interdisciplinar Para O Sus / Eeaac-uff|enfermeiro / Docente|escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Eeaac / Uff

Resumo:
**Introdução:** A população Trans possui necessidades peculiares evidenciando a necessidade de discussões na prática profissional devido a lacunas no atendimento à saúde. **Objetivos:** Planejar uma oficina pedagógica para estudantes de enfermagem a partir de situações-problema vivenciadas durante a assistência de enfermagem; Analisar propostas de soluções, pelos estudantes, para os problemas identificados com construção de produtos para o cuidado em saúde ao público Trans. **Método:** pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. Referencial teórico metodológico foi a Metodologia de Resolução de Situação-Problema de Vilma de Carvalho. Participantes: quinze estudantes de enfermagem. Instrumentos de dados: Elaboração de uma Situação–Problema que será trabalhada em dois momentos: descrição dos principais problemas identificados pelos alunos e construção de questões pedagógicas para pesquisa; e apresentação dos resultados com debate e complementação teórica. Análise será temática com elaboração de categorias dos dados produzidos. **Resultados:** foi elaborada uma Situação–Problema com aspectos relativos aos dados do cliente, histórico de saúde, fatores relativos ao relacionamento com equipe de saúde, adaptação ao ambiente e envolvimento familiar; a divisão em grupos dos alunos propõe uma estratégica pedagógica de identificação de problemas e discussão aberta junto ao pesquisador para construção de questões de aprendizagem. Após um período para pesquisa de possíveis soluções para os problemas identificados, inicia-se o segundo encontro para discussão dos resultados apresentados e propostas de construção de demais produtos aplicáveis para a prática profissional. **Contribuições:** O cuidado a esse público necessita de discussões às formas de abordagem profissional. À equipe de saúde caberá uma compreensão acerca dos aspectos comportamentais e culturais que possam influenciar na atenção à saúde, além de serem debatidos no âmbito do ensino com estratégias ativas, a fim de garantir uma aprendizagem significativa para melhor aplicação no cotidiano assistencial.


Referências:
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