Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3225332


3225332

PROGRAMA REDE CEGONHA INDIVIDUALIDADE E PLURALIDADE

Autores:
Marina Silva Araújo|marinabarattaa@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|acadêmica|unichristus ; Adriane Melqui Alves de Sousa|melquieadri@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|acadêmica|unichristus ; Flavihanne Delfino de Sousa|flavihanne.sousa@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|acadêmica|unichristus ; Ana Valeska Perdigão Barros|valeskaperdigao@gmail.com|enfermeiro|enfermeiro|enfermeiro|unichristus ; Juliana de Pontes Nobre|julianapnobre@gmail.com|enfermeiro|especialista Em Docência Superior E Mestranda do Programa de Pós-graduação Em Cuidados Clínicos E Saúde - Uece.|docente|unichristus

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Rede Cegonha é um programa instituído no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna no Brasil. A pluralidade do programa é compreendido quando a mulher tem contado com uma rede de cuidados, o direito de planejar a reprodução, receber atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério, além de garantir à criança o direito de nascer com segurança, bem como ter crescimento e desenvolvimento saudáveis. Visto que uma atenção individualizada e de qualidade durante o pré-natal até o puerpério pode prevenir uma série de complicações e riscos, além de possibilitar que os profissionais realizem estratégias de educação em saúde, contribuindo para promoção da saúde  ao binômio mãe e filho. OBJETIVOS: Descrever a influência do programa rede cegonha no processo de gestação, parto e puerpério. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem que desenvolveram atendimento no pré-natal e no alojamento conjunto nas disciplinas de supervisionado durante o ano de 2018. RESULTADOS: Identificamos notória subjetividade de cada mulher no percurso de gerar uma vida. anseios e angústias ao se deparar com a maternidade no pós-parto, momentos esse que o enfermeiro saiba reconhecer as singularidades e desenvolva estratégias para melhor acolher as demandas de cada gestante e puérpera. Observou-se também que a interação entre acadêmicos e profissionais da unidade possibilitou o diálogo, fortalecendo a formação e favorecendo a relação interprofissional proposto pela Rede Cegonha, viabilizando um atendimento mais efetivo, individualizado e humanizado. CONCLUSÃO: A partir dessa vivência ficou evidenciado que a participação do acadêmico de enfermagem fortalece laços do cuidado e ativa mudanças significativas no atendimento. Implicações de enfermagem: O Enfermeiro na Rede Cegonha fortalece ações de prevenção e favorece a promoção da saúde.


Referências:
GUERRA, Heloísa Silva et al. Análise das ações da Rede Cegonha no cenário brasileiro. Iniciação Científica Cesumar, v. 18, n. 1, p. 73-80, 2016. LEAL, GiselGUi Campos Gaioski et al. Práticas de atenção perinatal em maternidades de risco habitual: avaliação na perspectiva de mulheres. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 2, 2016. FORTE, Franklin Delano Soares et al. Educação interprofissional e o programa de educação pelo trabalho para a saúde/Rede Cegonha: potencializando mudanças na formação acadêmica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 787-796, 2016. ROCHA, Kátia Bones et al. Percepção dos profissionais para implantação do teste rápido para HIV e Sífilis na Rede Cegonha. Revista Psicologia e Saúde, v. 10, n. 3, p. 17-29, 2018.